Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
RIO estreia como novo negócio da VWCO
Sistema de conectividade RIO equipa todos os caminhões da VWCO exibidos na Fenatran

Comerciais | 15/10/2019 | 20h00

RIO estreia como novo negócio da VWCO

Sistema de conectividade multimarca oferece funcionalidades na nuvem e serviço de gestão de frota

PEDRO KUTNEY, AB



O RIO, dispositivo e plataforma de conectividade de veículos comerciais e uma das quatro marcas do Traton Group, faz sua estreia comercial no Brasil este mês na Fenatran 2019 (de 14 a 18 no São Paulo Expo) no estande de sua parceira de grupo, a Volkswagen Caminhões e Ônibus, onde todos os modelos apresentados estão equipados com o módulo RIO Box. A unidade nasce como um novo negócio da VWCO, mas o sistema de telemetria funciona em veículos de qualquer fabricante.

“O cliente instala o RIO Box nas concessionárias da marca e pode baixar da nuvem as aplicações que precisa, que fazem sentido para sua operação. É tudo muito simples e flexível, sem barreiras de entrada ou saída”, explica Jan Kausmann, CEO global da divisão RIO.



Algumas funcionalidades básicas, como rastreabilidade, são gratuitas. Outras podem ser contratadas sob demanda por períodos que vão de um dia ao infinito. É possível até mesmo contratar funções de segurança por apenas um trecho da rota sujeito a assaltos, por exemplo. “É como um smartphone do veículo. O cliente que tem o RIO Box pode baiuxar os aplicativos que quiser e pelo tempo que achar necessário”, compara Roberto Cortes, CEO da VWCO, que desde o lançamento do RIO viu a oportunidade de trazer a plataforma para o Brasil.

“É um novo negócio de rápida expansão, porque os números de aumento de eficiência com o uso do sistema são impressionantes, com até 28% de redução no custo operacional. Começamos a testar o RIO no Brasil este ano com alguns clientes e no lançamento este mês partimos com mil caminhões conectados, porque os ganhos para os frotistas são muito altos, todos querem isso”, destaca Roberto Cortes.



A plataforma RIO foi lançada em 2017 pelo então VW Truck & Bus, que também integra os fabricantes e caminhões e ônibus MAN, Scania e VWCO. No ano passado a empresa se tornou independente do Grupo VW e passou a se chamar Traton Group. O RIO Box foi instalado inicialmente em caminhões MAN em circulação na Europa, enquanto a Scania seguiu com seu próprio sistema. Hoje existem mais de 120 mil veículos e 8,7 mil clientes conectados pelo RIO, em 30 países. O número de unidades conectadas cresce em média 25% ao ano.


Instalação do módulo RIO Box: conectividade com aplicativos na nuvem

NO BRASIL



No mercado brasileiro, o RIO nasce instalado em mil caminhões Volkswagen com mais de 15 serviços contratáveis. Existem parcerias com mais de 20 fornecedores de sistemas que podem ser integrados a uma só plataforma de conectividade, como as funções de rastreamento e segurança, logística, contratação de fretes, desempenho e monitoramento.

Todos os cavalos mecânicos MAN TGX e VW Constellation fabricados em Resende (RJ) a partir de janeiro de 2020 vão sair de série com o RIO Box instalado. Segundo Cortes, a ideia é começar com os produtos de maior valor agregado e depois oferecer em toda a linha de veículos, inclusive para ônibus.

Os clientes que comprarem caminhões com contratos de manutenção e instalarem o RIO Box também terão acesso sem custo aos serviços básicos do VolksCare, uma unidade de consultoria de gestão de frotas, que oferece análise de dados gerados pelo RIO e fornece relatórios e sugestões de ações para aumentar a rentabilidade de frotistas.

Com o uso combinado das aplicações do RIO e a consultoria e serviços do VolksCare, segundo a VWCO a redução de custos ao cliente pode chegar a 28%, considerando maior produtividade com a diminuição do tempo parado ocioso do veículo ou em manutenção corretiva, aumento da segurança com queda no número de acidentes e roubos – reduzindo também o preço do seguro –, economia de combustível com monitoramento do comportamento do motorista e evitando fraudes no abastecimento.

A redução de custos operacionais foi confirmada em testes realizados com dois clientes que instalaram o RIO Box em parte de suas frotas e usaram a gestão do VolksCare. A Drogaria São Paulo usou o sistema em caminhões leves Delivery e a Braslog em dois pesados Constellation e um MAN TGX.



Tags: RIO, VWCO, Volkswagen, VolksCare, Traton, conectividade, serviços, Fenatran 2019, transporte, caminhão, indústria, evento, SP Expo.

Comentários

  • Reneluis bestroinski

    Éuma nova fase do transporte de cargas no Brasil e a vwco uma pioneira neste segmento de gestão total de frotas! É um nicho de muitos negócios futuro. Parabéns ao Brasil!

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência