Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Mercedes-Benz se renova com Actros e Sprinter na Fenatran
Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil, e Stefan Buchner, CEO global da marca de caminhões, apresentam o novo Actros na Fenatran

Eventos | 13/10/2019 | 19h18

Mercedes-Benz se renova com Actros e Sprinter na Fenatran

Linha de pesados passa a oferecer retrovisores por câmeras e motor de 530 cv

WILSON TOUME, PARA AB



A principal atração da Mercedes-Benz na Fenatran 2019 (14 a 18 no São Paulo Expo) é a nova geração da linha de pesados Actros, lançada recentemente na Europa, com desenvolvimento próprio para o Brasil e que começa a ser entregue aos primeiros clientes brasileiros no início de 2020, por preços cerca de 10% acima da família atual. Foi apresentada uma nova opção topo de linha, a mais potente da marca no País, com motor de 13 litros e 530 cavalos, que custa 20% acima da versão mais cara do Actros anterior – que vai continuar a ser produzido e vendido junto com o novo pelo menos até o fim de 2020.

Anunciado por Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz no Brasil, com o “primeiro caminhão digital do País”, o modelo traz recursos inéditos em termos de sistemas de segurança ativa, conectividade e serviços.

Responsável por consumir a maior parte do investimento de R$ 2,4 bilhões anunciado pela montadora para o período 2018-2022 para a modernização de sua produção (com a introdução do conceito Indústria 4.0) assim como de seu portfólio, a linha Actros, agora, passa a estar atualizada com os modelos oferecidos pela Mercedes-Benz no mercado europeu, embora a versão atual siga em oferta como opção mais em conta da gama.

“A partir de 2020, todos os caminhões da linha Actros terão o assistente ativo de frenagem ABA 5”, disse Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing da Mercedes-Benz do Brasil.



O novo Actros tem como destaques o painel com dois monitores digitais. O principal, que exibe as principais informações do veículo e o multimídia, com tela sensível ao toque que permite espelhar celulares, permitindo ao motorista ter acesso aos seus principais aplicativos. Além disso, na parte superior do painel o novo Actros pode ter carregador de celular por indução. A nova cabine, com 1,84 m de altura, ainda oferece bancos e cama remodelados para oferecer ainda mais conforto e funcionalidade.

O novo Actros introduz no Brasil o inédito sistema de câmeras MirrorCam, que substitui os espelhos retrovisores externos e amplia o campo de visão, principalmente em operações de mudança de faixa, curvas e manobras. Também garante economia de combustível ao reduzir o arrasto aerodinâmico. Item opcional, o MirrorCam vai custar aproximadamente 2% do valor do cavalo mecânico.

Já o pacote de segurança ativa ABA 5, com frenagem automática de emergência (capaz de identificar pedestres), controle eletrônico de estabilidade (ESP) e sensor de fadiga são equipamentos de série em toda a linha do novo Actros.

NOVA SPRINTER JÁ NAS LOJAS



Outra novidade no estande da Mercedes-Benz é a renovada linha Sprinter, que passa a exibir o mesmo design da gama vendida na Europa desde o ano passado, além de incorporar recursos de conectividade com a central multimídia MBUX, capaz de espelhar celulares Android e iOS (Apple) em sua tela tátil de sete polegadas, ou por meio dos comandos no volante.

A nova linha já está disponível nas concessionárias da marca a partir desta segunda-feira, 14, com preços que partem de R$ 130.700 para o chassi-cabine, R$ 142.200 para o furgão e R$ 178.900 a van de passageiros – algo em torno de 6,5% a 7% acima da linha anterior, o que segundo a Mercedes é compensado pelos equipamentos que foram agregados ao modelo. Assistente ativo de frenagem (ABA), sensor de fadiga e assistente de partida em rampa são equipamentos de série nas novas Sprinter.

A fábrica da Mercedes-Benz na Argentina recebeu investimento de US$ 100 milhões nos últimos dois anos para produzir a nova linha de vans, furgões e caminhões semileves.

Os motores das novas Sprinter ganham mais potência: 143 cv para o 314 CDI (que antes possuía 129 cv) e 163 cv para o 416 CDI e o 516 CDI (contra 150 de antes).

O presidente da Mercedes-Benz do Brasil, Philipp Schiemer, aproveitou o evento para lembrar que a empresa segue investindo no País e que, apesar de o mercado de caminhões estar em alta – as novas projeções da Anfavea indicam a venda 103 mil unidades até o fim deste ano –, as reformas (da Previdência e tributária) precisam seguir avançando para permitir mais investimentos. “Os dirigentes deste País precisam fazer a sua parte”, afirmou Schiemer.



Tags: Fenatran2019, Mercedes-Benz, Actros, Sprinter, transporte, caminhão, indústria, evento, SPExpo.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência