Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Nissan nomeia Makoto Ushida seu novo CEO
O CEO Ushida, o COO Gupta e seu vice Seki: novo trio de comando global da Nissan

Carreira | 08/10/2019 | 20h00

Nissan nomeia Makoto Ushida seu novo CEO

Executivo assume o lugar de Hiroto Saikawa, que renunciou ao cargo em setembro

REDAÇÃO AB

A Nissan nomeou Makoto Ushida seu novo CEO na terça-feira, 8, quase um mês após a renúncia de Hiroto Saikawa, que admitiu ter recebido pagamentos indevidos e superiores ao que lhe correspondia, baseado nas altas das ações do grupo japonês.

Ushida era presidente da chinesa Dongfeng Motor e chega à Nissan em um processo de renovação do quadro de executivos da empresa, que este ano enfrentou sucessivos escândalos com a prisão do ex-CEO Carlos Ghosn, acusado pela Justiça japonesa e pelo próprio Saikawa, que o sucedeu em 2017, de esconder rendimentos e fraudar processos para receber valores, segundo investigações internas da companhia que foram repassadas aos promotores no Japão. Ghosn nega as acusações e diz ser vítima de um complô da diretoria que queria afastá-lo para barrar seu projeto de fusão total com a Renault.

O conselho de administração da montadora japonesa também nomeou o atual executivo-chefe de operações (COO) da Mitsubishi Motors, o indiano Ashwani Gupta, para ser o novo COO da Nissan, trazendo novamente um estrangeiro para a diretoria. Ao mesmo tempo, o vice-presidente sênior da Nissan, Jun Seki, foi indicado para ser o vice-COO, reportando-se a Gupta.

O presidente do conselho de administração, Yasushi Kimura, declarou em nota distribuída na terça-feira: “O conselho concluiu que Uchida é o líder indicado para impulsionar os negócios. O Comitê de Nomeação da Nissan liderou o processo e avaliou minuciosamente os candidatos, de acordo com a nova estrutura de três comitês de governança, estabelecida em junho. Contamos com Uchida para liderar a companhia como uma só equipe, imediatamente focado na recuperação dos negócios e revitalização da empresa. Esperamos que Gupta e Seki contribuam com seus conhecimentos e experiência para apoiar o novo CEO”.



Tags: Nissan, carreira, novo CEO Makoto Ushida, Hiroto Saikawa.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência