Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Autopeças | 30/09/2019 | 19h20

Logística reversa recicla 15,1 milhões de filtros de óleo

Programa da Abrafiltros reencaminha metal a siderúrgicas e óleo contaminado para rerrefino

Um programa de logística reversa já permitiu a reciclagem de 15,1 milhões de filtros de óleo para motor. Chamado Descarte Consciente, o projeto foi desenvolvido em 2012 e é gerenciado pela Abrafiltros, associação que reúne fabricantes de filtros e seus sistemas.

Segundo a entidade, o metal é reprocessado em siderúrgicas, o óleo contaminado segue para rerrefino e os demais componentes vão para coprocessamento em cimenteiras a fim de gerar energia elétrica. Não há destinação de resíduos para aterros sanitários.

A Abrafiltros explica que o programa tem metas anuais gradativas de abrangência geográfica e reciclagem. Por isso deve ampliar ainda mais os resultados no próximo ano em razão da exigência da “Decisão de Diretoria Cetesb n°076/2018/C”, que institui a logística reversa como exigência técnica para emissão e renovação da licença de operação.

Atualmente, 16 empresas participam do programa: Cummins, Donaldson, Ford, General Motors, Hengst, Magneti Marelli, Mahle Metal Leve, Mann+Hummel, Parker Hannifin, Poli Filtro, Rheinmetall-Motorservice, Bosch, Scania, Sofape/Tecfil, Sogefi/Fram e Wega.

Marco Antônio Simon, gestor de projetos da Abrafiltros e responsável pela coordenação do Descarte Consciente, recorda que o programa é voltado a empresas que fabricam ou vendem filtros do óleo com marca própria, o que inclui montadoras de veículos.

“Não há retorno direto para o segmento de filtros automotivos, por isso a importância de trabalhar em conjunto para diminuir os custos para as empresas participantes. A Abrafiltros atua como gestora e interlocutora com os órgãos ambientais, o que agiliza o processo”, conclui Simon.



Tags: Abrafiltros, filtros de óleo, aço, siderúrgica, Cetesb, Marco Antônio Simon, Cummins, Donaldson, Ford, General Motors, Hengst, Magneti Marelli, Mahle Metal Leve, Mann, Parker Hannifin, Poli Filtro, Rheinmetall-Motorservice, Bosch, Scania, Sofape, Tecfil, .

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência