A Ford fez a primeira demonstração de direção remota usando uma rede 5G. O teste foi feito na China durante a Smart China Expo (SCE), feira internacional de tecnologia em Chongqing. O teste, realizado em parceria com o Instituto de Pesquisa de Engenharia Automotiva da China (Caeri), com a Datang e com a C, foi transmitido ao vivo durante o evento.
O objetivo da Ford era analisar o desempenho da tecnologia, que terá papel importante para o avanço da conectividade, direção autônoma e segurança. O carro utilizado foi um Lincoln MKZ híbrido, com plataforma de direção autônoma adaptada para recepção de sinais 5G.
O veículo estava a três quilômetros da sala de operações da Smart Expo, de onde era comandado pelos sinais de 5G. O “piloto remoto” usou os sinais de vídeo e áudio enviados pelo veículo para tomar decisões e comandar direção, aceleração e frenagem, enquanto outro rapaz seguia sentado ao volante, caso fosse a intervenção humana fosse necessária.
A Ford também apresentou durante a feira tecnologias inteligentes que equipam os novos modelos da Changan Ford na China. Uma delas é o Sync+, central multimídia com tecnologia de inteligência artificial da Baidu (equivalente ao Google na China) desenvolvido especialmente para os consumidores locais. Além de navegação e assistente de voz inteligente, os recursos incluem opções de entretenimento entre carros e residências conectadas.
Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo
Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
RECEBA POR E-MAIL A NEWSLETTER AUTOMOTIVE BUSINESS
Para receber todos os dias as notícias mais importantes do setor automotivo nacional e internacional, sem nenhum custo, basta inserir seu e-mail no campo abaixo
Com investimentos de R$ 20 milhões só este ano, CTR conquista certificação internacional, aumenta laboratório estrutural e prepara nova pista de testes dinâmicos
PEDRO KUTNEY, AB