Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Pirelli detém 40% das vendas de pneus para montadoras
Fábio Magliano, gerente de produto motorsport, destaca a agilidade da Pirelli em atender a novas demandas

Mercado | 18/09/2019 | 19h53

Pirelli detém 40% das vendas de pneus para montadoras

Fabricante é considerada a cada novo projeto de veículo por ter centro tecnológico local

REDAÇÃO AB

A Pirelli detém 40% das vendas de pneus para as montadoras no Brasil e pretende segurar essa fatia por causa de uma vantagem competitiva, a possibilidade de desenvolver localmente novas soluções em seu centro tecnológico instalado em Santo André (SP).

“Queremos estar em todas as fabricantes e a cada novo projeto [de veículo] somos considerados por causa da capacidade de desenvolvimento local”, afirma o gerente de produto motorsport, Fábio Magliano.



“Enquanto levamos duas semanas para produzir uma nova amostra [de pneu], nossos concorrentes demoram dois meses”, diz. O centro tecnológico emprega 90 pessoas. Tem laboratório de materiais e laboratório de testes indoor. E em 2020 a empresa contará com um novo campo de provas na cidade de Elias Fausto (SP).

Fábio Magliano concedeu entrevista a Automotive Business durante um seminário de pneus para SUVs, representados dentro da Pirelli pela linha Scorpion, com 11 versões e fabricadas no Brasil em Feira de Santana (BA) e Campinas (SP).

“O Scorpion ATR, o mais vendido da linha, é um produto local”, afirma Magliano, citando uma das versões de uso misto, para terra e asfalto. No entanto, o executivo informa que as montadoras pedem pneus cada vez mais voltados 100% ao asfalto por causa da necessidade de atendimento dos padrões de eficiência energética e menor resistência ao rolamento.

Em 2020 a Pirelli concluirá um ciclo de investimento de cerca de R$ 1 bilhão na América Latina para modernização de suas fábricas e adoção de processos da indústria 4.0. A primeira unidade beneficiada foi a de Feira de Santana. As fábricas de Campinas e de Merlo (Argentina) também passam por atualização.



Tags: Pirelli, pneus, Fábio Magliano, Scorpion.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência