Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Morre Anísio Campos, icônico designer automotivo brasileiro

Carreira | 16/09/2019 | 15h30

Morre Anísio Campos, icônico designer automotivo brasileiro

Entre seus mais de quinze projetos, destaca-se o Puma GT, feito pela Vemag

REDAÇÃO AB

Morreu na noite de sábado, 14, aos 86 anos o designer brasileiro Anísio Campos, um ícone do setor que fez história na indústria automotiva nacional criando grandes clássicos retratados em mais de quinze projetos feitos ao longo de sua trajetória desde a década de 1960.

Antes de abraçar a vocação de designer, Campos foi piloto e manteve ao longo da vida outras atividades, como as de pintor, fotógrafo e artista plástico. Também projetou carros de competição pilotados por ele mesmo e também por José Carlos Pace e Emerson Fittipaldi. Ele integrou um seleto grupo de pilotos profissionais que correram entre as décadas de 1950 e 1960 pelas fábricas de automóveis recém-instaladas no Brasil.

O projetista foi responsável por modelos como o Carcará, ícone para as competições da época, e depois vieram os comerciais, como o Kadron Tropi (1969), o primeiro buggy brasileiro, além de Dacon 828 (1982), Engerauto Topazzio (1987) e PAG Nick (1988).

No entanto, nenhum deles foi tão importante quanto o Puma GT, uma evolução do GT Malzoni, uma versão de rua de um projeto de carro de corrida. Inspirado na Ferrari 275 GT, o Puma foi rebatizado de Puma DKW produzido pela Vemag.

Um resumo justo de sua história baseada em memórias está retratado em seu site oficial.



Tags: Anísio Campos, designer, Puma, design.

Comentários

  • IrceuRibeiro

    AnísioCampos, deve sempre ser lembrado sim, pelas sua coragem e determinação, nos projetos que acreditava! Ícone do automobilismo brasileiro, levando a categoria primitiva aos confins do mundo! Irceu Ribeiro - São Paulo

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência