Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Chevrolet Cobalt tem os dias contados
Cobalt ainda encontra nas locadoras e nos taxistas um público fiel, mas é improvável que dure mais de um ano em produção

Mercado | 14/09/2019 | 20h05

Chevrolet Cobalt tem os dias contados

Vendas diretas vão determinar até quando o sedã fica no mercado

MÁRIO CURCIO, AB | De Porto Alegre (RS)

Como consequência da chegada do Onix Plus, o Chevrolet Cobalt terá vida curta. O veterano é produzido na fábrica da General Motors de São Caetano do Sul (SP). Com 4,48 metros, ele tem comprimento semelhante ao do Onix Plus. Em casos como este, os descontos praticados e as vendas diretas acabam determinando o fôlego extra de mercado antes do fim da linha, que tende a ocorrer em menos de um ano.

“Como líder de vendas no mercado, a General Motors vê o Cobalt como forma de manter a lealdade aos taxistas, frotistas e motoristas de aplicativo, que gostam muito do carro”, afirma o diretor executivo de marketing para a América do Sul, Hermann Mahnke.

“Ele tem bom porta-malas (563 litros, 94 l a mais que o Onix Plus), bom espaço interno e por isso o mercado definirá até quando permanece em linha”, diz o executivo da General Motors.



Do lançamento em 2011 até os dias atuais, o Chevrolet Cobalt teve 275 mil unidades vendidas no Brasil. Seu melhor ano foi 2012, com 66,6 mil licenciamentos. O pior foi 2018, 21,5 mil carros. A reestilização de 2016 não foi suficiente para recuperar suas vendas no período pós-crise, sobretudo por causa da chegada de novos concorrentes como Fiat Cronos, Toyota Yaris e VW Virtus. De janeiro a agosto de 2019 foram 9,1 mil unidades, 29% a menos que em iguais meses do ano passado.

Outro ponto que reforça a aproximação do fim do Cobalt: a GM mantém em linha a carroceria antiga do Onix e do Prisma (Onix Joy e Onix Joy Plus) para atender a base do mercado. As versões Joy também são montadas em São Caetano do Sul.



Tags: Chevrolet, Cobalt, General Motors, Joy, Hermann Mahnke, VW, Virtus, Fiat, Cronos, Toyota, Yaris.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência