Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Volkswagen estreia logo minimalista no Salão de Frankfurt
O projeto de como ficará a apresentação de uma concessionária Volkswagen com o novo logo simplificado

Marketing | 11/09/2019 | 20h11

Volkswagen estreia logo minimalista no Salão de Frankfurt

Com linhas simplificadas, marca quer mostrar imagem mais humilde ao público

PEDRO KUTNEY, AB | De Frankfurt (Alemanha)

Há menos de cinco anos a Volkswagen assinava embaixo de seu logotipo com grossos traços brancos sobre fundo azul com a expressão Das Auto (O Carro, em alemão), uma imagem um tanto quanto arrogante que caiu por terra – e custou mais de duas dezenas de bilhões de euros em indenizações e multas – quando descobriu-se que os veículos da marca não eram tão probos como sugeria a propaganda, pois fraudavam as emissões de motores diesel. Após o escândalo, a empresa tenta passar uma borracha no passado recente, ao mesmo tempo em que resgata o passado mais distante, da origem como fabricante do “carro do povo”. Em mais uma etapa nessa estratégia de marketing da humildade, a marca acaba de lançar um logo minimalista no Salão de Frankfurt, Alemanha, com linhas mais finas, simples e sem nenhuma assinatura, para mostrar “a nova Volkswagen” ao público, que verá em seu estande mais veículos elétricos livres de emissões do que equipados com motores a combustão.

Por traz da simplicidade dos traços que parecem ter sido feito por uma criança que aprendeu a usar régua e compasso, gastou-se muito dinheiro. A Volkswagen informa que envolveu 19 times internos e 17 agências externas que trabalharam por nove meses – prazo classificado pela empresa como “recorde” – na tarefa de recriar o logo de seis riscos diagonais e um círculo.


O estande da Volkswagen no IAA Frankfurt: estreia da nova imagem

“O novo desenho marca o início de uma nova era na Volkswagen”, disse em nota Jürgen Stackmann, membro do conselho de administração responsável por vendas, marketing e pós-vendas.

“Ao formular um novo conteúdo e com novos produtos, a Volkswagen dá um passo fundamental em sua transformação em direção a um futuro com balanço neutro de emissões. Agora é o momento certo de fazer a nova atitude de nossa marca visível para o mundo”, afirma Jürgen Stackmann.



O logo apresentado no IAA Frankfurt deste ano já está no alto do edifício a sede global da Volkswagen em Wolfsburg. A nova identidade visual começará a ser adotada já nos próximos meses pelas concessionárias na Europa e a partir do ano que vem na China e América do Norte e do Sul. A Volkswagen afirma que será uma das maiores trocas de logotipia já feitas no mundo. Ao todo, a empresa calcula que 70 mil logos serão substituídos em cerca de 10 mil concessionárias e estações de serviços em 171 países.

CORES, LUZES E VOZ




O novo logo da Volkswagen nos carros elétricos: apagado no hatch ID.3 lançado no Salão de Frankfurt e iluminado em outro conceito ID (Fotos: Pedro Kutney)

Até hoje o logo da Volkswagen era, na maior parte das vezes, azul e branco. Agora poderá ser apresentado em várias cores. Mais adiante, a ideia é iluminar o logotipo aplicado nos carros, como já acontece nos protótipos de carros elétricos da marca.

A empresa também lançou no IAA o som de sua marca. Novos modelos, o motorista ouvirá “Volkswagen” nos alto-falantes ao ligar ou desligar o carro. E será uma voz feminina, que em todas as comunicações daqui para frente vai substituir a tradicional voz masculina da Volkswagen.



Tags: Volkswagen, logo, marketing, estratégia, IAA Frankfurt 2019, Salão de Frankfurt, carro elétrico, Alemanha, Messe Frankfurt.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência