Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
FCA começa a exportar cabeçotes para a Itália
Segundo a FCA, seção de motores de Betim tem capacidade instalada para produzir 460 mil cabeçotes por ano

Powertrain | 06/09/2019 | 20h03

FCA começa a exportar cabeçotes para a Itália

Linha de usinagem de Betim, MG, recebeu R$ 2 milhões e passa a funcionar em três turnos

REDAÇÃO AB

A FCA começou a exportar cabeçotes produzidos em Betim (MG) para a fábrica de Térmoli, na Itália. De acordo com a montadora, até o ano que vem serão cerca de 100 mil unidades. A operação exigiu investimento de R$ 2 milhões para adequação da linha de usinagem, que passa a funcionar em três turnos.

Os cabeçotes serão aplicados na Europa em motores 1.4 Fire Evo Tetrafuel e Benzina, utilizados nos Lancia Y e nos Fiat Panda, Qubo e 500. A seção de motores de Betim tem capacidade instalada para 460 mil cabeçotes por ano e produz a família de motores Fire, Fire Evo e Firefly, além das transmissões C-510 e C-513.

A fábrica também está recebendo R$ 500 milhões para iniciar a partir do ano que vem a produção do FireFly Turbo. De acordo com a FCA, com esse aporte a fábrica vai se tornar o maior polo produtor de motores e transmissões da América Latina, com capacidade para 1,3 milhão de unidades por ano.

“A planta Powetrain de Betim está recebendo investimentos para diversificar a produção e também expandir as exportações para América Latina e Europa”, afirma o diretor industrial de powertrain da FCA para a América Latina, Cláudio Rocha.



O cabeçote é um dos responsáveis pelo controle da queima da mistura ar-combustível e tem relação direta com consumo e desempenho do motor. Nele vão instalados componentes vitais, como válvulas de admissão e escape, velas de ignição, coletores de admissão e escape e o comando de válvulas do motor.



Tags: FCA, cabeçotes, Fire, FireFly, Lancia, Fiat, Panda, Qubo.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência