Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Exportações puxam indústria automotiva para baixo

Balanço | 05/09/2019 | 16h44

Exportações puxam indústria automotiva para baixo

Diante de incertezas sobre o mercado argentino, vendas externas encolheram 37,9% até agosto

GIOVANNA RIATO, AB

As exportações de veículos seguem contraídas por causa das dificuldades no mercado argentino, principal parceiro comercial para o setor automotivo brasileiro. Entre janeiro e agosto as vendas internacionais encolheram 37,9%, para 300,8 mil unidades, segundo dados da Anfavea, entidade que representa as fabricantes de veículos.



- Faça aqui o download dos dados da Anfavea
- Veja outras estatísticas em AB Inteligência



O presidente da associação, Luiz Carlos de Moraes, diz que além das dificuldades econômicas do país vizinho, a insegurança acerca das eleições presidenciais e medidas recentes de controle cambial e algumas novas burocracias tornam o cenário ainda mais complexo. “Os sinais não são bons”, diz.

VENDAS À ARGENTINA DIMINUEM 53%


A Anfavea calcula que, até agosto de 2019, as exportações à Argentina encolheram 53% em relação ao ano passado, para 161 mil unidades. Ainda que fique longe de compensar a perda, as vendas ao México, segundo maior mercado do Brasil, aumentaram 43,2% no mesmo período, para 44,4 mil unidades.

Entre os principais mercados, o Brasil também acumula resultados positivos nas exportações de veículos à Colômbia e ao Peru. Já as vendas ao Chile e ao Uruguai também tiveram contrações.

RESULTADOS DEVEM CONVERGIR PARA A PROJEÇÃO


Apesar do expressivo saldo negativo das exportações até agosto, o porcentual de queda vem diminuindo a cada mês, convergindo para a expectativa da Anfavea de que o ano vai terminar com 450 mil veículos brasileiros exportados e queda de 28,5% sobre o resultado de 2018. No começo do ano a expectativa era de queda menor, de 6,2%. Após sucessivos resultados negativos, a associação revisou a projeção em julho.



Tags: Anfavea, exportações de veículos, comércio internacional, Argentina.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência