Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
FCA é certificada pela redução de emissões em suas fábricas na América Latina

Sustentabilidade | 28/08/2019 | 16h42

FCA é certificada pela redução de emissões em suas fábricas na América Latina

Selo de Ouro é emitido pela FGV, que aplica programa Inventários de Gases de Efeito Estufa (GEE)

REDAÇÃO AB

Todas as fábricas da FCA na América Latina receberam o Selo de Ouro, certificado do programa Inventários de Gases de Efeito Estufa (GEE), que atesta a redução da emissão de gases, como o CO2. As dez plantas na região incluem as fábricas de veículos, como a de Betim (MG), a de Goiana (PE) e a de Córdoba (Argentina), além das unidades de motores, transmissões, componentes e centros de distribuição de peças no Brasil e na Argentina.

O certificado é resultado do levantamento que segue a metodologia do GHG Protocol, que é a ferramenta para quantificar e gerenciar as emissões de GEE, utilizado em todo o mundo por governos e empresas. No Brasil, o programa é realizado pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV). A FCA utiliza o protocolo GHG desde 2017.

Em todas as plantas, há um indicador de CO2 para acompanhamento mensal dos resultados. Entre 2017 e 2018, a FCA conseguiu reduz em 11% as emissões de CO2 e no acumulado de janeiro a julho de 2019, a redução é de 16% na comparação com o mesmo período de 2018. “Receber o Selo Ouro é o reconhecimento do compromisso da FCA de reduzir as emissões geradas ao longo do processo produtivo, com total transparência. 2019 é um ano especial, pois nos tornamos membros do programa e todas as nossas unidades da América Latina foram contempladas”, afirma o gerente de meio ambiente, saúde e segurança do trabalho para a América Latina, Neylor Bastos.

Para reduzir as emissões, a empresa implementa várias ações, desde a aquisição de equipamentos de alto rendimento, até a instalação de sistemas inteligentes de eficiência energética e automação, entre outras, como a simples alteração da temperatura da água que resfria as pinças da funilaria no Polo Automotivo Jeep, em Goiana (PE), que trouxe ganhos ambientais e 186 toneladas de CO2 a menos por ano.

De acordo com a analista de Meio Ambiente da FCA, Amanda Leite, a capacitação dos funcionários também é um diferencial para garantir melhorias contínuas dos resultados.



Tags: FCA, Fiat Chrysler, fábricas, emissões, CO2, Selo de Ouro, América Latina.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência