Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Zen irá representar o Brasil no prêmio global de kaizen
Sistema de produção da Zen em Brusque (SC) vai concorrer ao prêmio mundial do Kaizen Institute

Autopeças | 27/08/2019 | 21h15

Zen irá representar o Brasil no prêmio global de kaizen

Sistema de manufatura em Brusque foi premiado em 2018; este ano empresa venceu pela estratégia de crescimento

REDAÇÃO AB

No ano passado o Sistema de Manufatura da Zen (SMZ) foi premiado pelo Kaizen Institute como o melhor da categoria “Excelência no Sistema de Melhoria Contínua”. Este ano o instituto escolheu o processo da empresa de Brusque (SC) para representar o Brasil na primeira edição mundial da premiação, o Global Kaizen Award, marcado para 14 de novembro na Itália. E na terça-feira, 27, a Zen levou mais um troféu na edição 2019 nacional do prêmio, desta vez em reconhecimento à “Excelência na Estratégia de Crescimento”.

Fundada em 1960, a empresa de capital nacional produz 11 milhões de componentes por ano, entre pinos impulsores de motores de partida, polias e tensores. O processo de manufatura da Zen foi avaliado por diversas filiais do Kaizen Institute, presente em mais de 30 países, e indicado como finalista para concorrer ao Global Kaizen Award com seis representantes de diferentes nacionalidades: Ducati Motor Holding (Itália), Galp (Portugal), Grupa Kapitałowa PKP Energetyka (Polônia), Leoni Kerpen (Alemanha), Royal Flora Holland (Holanda) e Zoetis (Espanha).

No Brasil, a premiação é realizada há quatro anos em parceria com a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Fundação Vanzolini e Instituto Mauá de Tecnologia. A Zen participou de todas as edições do Prêmio Kaizen Lean e foi finalista em diferentes categorias, vencendo em 2018 e novamente este ano pela “Excelência na Estratégia de Crescimento”, em reconhecimento à iniciativa de produção eficiente em conjunto com a estratégia de vendas que garantiu entre 2013 e 2018 a competitividade em mercado até então pouco explorado pela empresa, o de polias e tensores.

RESULTADOS RECOMPENSADORES



Segundo Gilberto Heinzelmann, presidente da Zen que em 2018 recebeu o título de Embaixador Kaizen, os bons resultados alcançados pela empresa catarinense estão diretamente ligados à adoção da filosofia de melhoria contínua e produção enxuta. Esses conceitos começaram a ser aplicados na fábrica de Brusque em 2012 e desde então o custo da não-qualidade teve redução de mais de 80%, a produtividade aumentou 30%, o tempo de produção caiu de 80 para 18 dias e a receita por empregado aumentou 60%. Graças a seu sistema eficiente de produção, a Zen consegue competir globalmente, de 30% a 60% de sua produção é exportada, e nos últimos cinco anos o faturamento cresceu 50%.

Para padronizar os conceitos da filosofia lean na manufatura de Brusque, a Zen lançou seu sistema próprio em 2017, o premiado Sistema de Manufatura Zen (SMZ), que envolve o monitoramento de cada posto de trabalho na fábrica por meio de indicadores. Funcionários das áreas de produção e apoio aplicam essas diretrizes com um sistema de certificação, que consiste em auditorias e planos de ação. Cada célula de trabalho recebe um selo de aprovação que atesta o cumprimento de níveis de qualidade, segurança e produtividade.

“O Brasil tem um caminho longo para melhorar sua competitividade, a filosofia e as ferramentas do lean manufacturing, o kaizen (melhoria continua), têm amplo potencial para colocar o País em outro patamar global. Depende apenas de nós, do portão para dentro de nossas organizações, reduzir perdas e desperdícios, conseguir fazer mais com muito menos, eliminar retrabalhos e maximizar a utilização de nossos ativos”, afirma Gilberto Heinzelmann.



Tags: Zen, Kainzen Institute, Global Kaizen Award, prêmio, eficiência, autopeças, manufatura.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência