Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Audi traz ao Brasil o Q8, seu SUV mais completo
Q8 recebe motor V6 a gasolina associado a um sistema híbrido leve, que conta com bateria de 48 volts

Lançamentos | 14/08/2019 | 23h55

Audi traz ao Brasil o Q8, seu SUV mais completo

Modelo de 340 cv chega da Eslováquia com preços promocionais a partir de R$ 471.990

MÁRIO CURCIO, AB | De Campinas (SP)

A Audi começa a vender no Brasil o Q8, o mais completo de seus SUVs. O carro é fabricado na Eslováquia. Recebe motor 3.0 V6 com 340 cavalos e câmbio automático Tiptronic de oito marchas. Ele chega em duas versões, Performance, por R$ 471.990, e Performance Black, por R$ 503.990. Esta última tem detalhes de acabamento escuros por fora e por dentro, mais um sistema de som Bang & Olufsen com 17 alto-falantes e 730 watts.

Esses valores são promocionais, por tempo limitado. Os preços de tabela exatos são, respectivamente, de R$ 494.990 e R$ 531.990. O Q8 é muito grande. Mede 4,99 metros e tem 2,99 m de distância entre eixos, medida que resulta em um grande espaço para quem viaja no banco de trás. A altura é de 1,70 m.

“Serão importadas 100 unidades este ano”, afirma o presidente e CEO da Audi do Brasil, Johannes Hoscheck.



Vinte destas já estão vendidas para consumidores que esperavam a chegada do carro desde a primeira apresentação no Brasil, em novembro de 2018, durante o Salão do Automóvel. Em todo o mundo foram vendidos 21 mil Q8 apenas no primeiro semestre de 2019.

Apesar do que seu nome sugere, o Q8 é 6,7 centímetros menor e 4 cm mais baixo que o Q7 e leva cinco passageiros (o Q7 transporta até sete).

O motor do Q8 conta com a ajuda de um sistema híbrido leve, em que o alternador também atua como motor elétrico auxiliar. Isso é possível com a ajuda de uma bateria de 48 volts. Com esse conjunto elétrico o Q8 pode se deslocar entre 55 e 160 km/h com o motor a gasolina desligado.


Quadro de instrumentos utiliza tela de alta resolução. Com isso é possível reduzir o tamanho do conta-giros e velocímetro e abrir espaço para navegação, por exemplo. No centro do painel há duas outras telas, a de cima para multimídia e navegação e a de baixo para ajustar o ar-condicionado e outras funções de conforto


Quando acelerado com vontade o Q8 vai de zero a 100 km/h em 5,9 segundos e atinge 250 km/h de velocidade máxima, limitada eletronicamente. O SUV é equipado de série com o sistema Quattro de tração integral. A maior parte do tempo a força é distribuída em 60% para o eixo traseiro e 40% para o dianteiro, mas quando necessário o Quattro envia mais torque para o eixo com melhor tração.

O quadro de instrumentos do Q8 fornece todas as informações a partir de uma tela de cristal líquido de alta resolução (Virtual Cockpit) e 12,3 polegadas, onde se pode ver em destaque o velocímetro e o conta-giros, mais as informações secundárias e também o mapa de navegação, por exemplo.

Quando a prioridade é a navegação dá para diminuir o tamanho dos dois instrumentos principais e ampliar a área do mapa. Não é um recurso novo, mas vale destacar pela conveniência.

No centro do painel, a tela superior (com 10,1 polegadas) é usada para controlar os sistemas de entretenimento e navegação. A tela de baixo, com 8,6 polegadas, permite ajustar o ar-condicionado e outras funções de conforto. Um “clique” de confirmação pode ser sentido e ouvido quando uma função é selecionada pelo toque. O controle de voz usa linguagem fácil.

Chamam a atenção o grande espaço para as pernas de quem viaja no banco de trás e também as saídas de ar voltadas para a parte traseira. O porta-malas do novo SUV é imenso. Tem 605 litros de capacidade e chega a 1.755 l com o banco traseiro rebatido.

A lista de equipamentos de série inclui ar-condicionado com quatro zonas distintas de temperatura, faróis totalmente em LEDs, câmera de 360 graus, teto solar panorâmico, volante com ajuste elétrico de altura e Traffic Jam Assist, que dá suporte ao motorista com aceleração, frenagem, manutenção de velocidade e da distância e ainda detecta as marcações de faixas, estruturas da estrada e veículos em faixas ao lado e em frente.


Com 2,99 metros de distância entre eixos, o Q8 tem muito espaço para os passageiros do banco de trás. Porta-malas leva 605 litros de bagagem. Com o banco de trás rebatido o volume aumenta para 1.755 l

A relação de opcionais inclui head-up display (que projeta informações importantes no para-brisa, como a velocidade do carro), eixo traseiro dinâmico (que permite que as rodas traseiras também estercem para facilitar manobras ou aumentar a estabilidade na estrada) e Night Vision Assist (que destaca em amarelo no painel a imagem de pessoas e animais maiores).

A lista de opcionais inclui também o Audi Pre Sense traseiro (que reconhece a iminência de uma colisão e prepara o motorista, aumentando o tensionamento dos cintos dianteiros, alterando o posicionamento do banco e fechando teto solar e vidros), o Exit Warning Assist (aviso de perigo na saída do veículo), o Audi Side Assist (aviso de perigo em mudança de faixa) e o Assistente de Tráfego Reverso (que informa o condutor sobre a possibilidade de um acidente ao sair de ré de uma vaga ou garagem, além atuar nos freios se necessário).

A suspensão a ar adaptativa com amortecimento controlado é outro opcional, com ajustes para conforto ou esportividade. Ela pode ser regulada em quatro modos e faz a altura da carroceria variar em até nove centímetros. Também é possível optar por rodas de 22 polegadas no lugar das de 21”.



Tags: Audi, Q8, Q7, Johannes Hoscheck, Quattro, Virtual Cockpit, Traffic Jam, Night Vision.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência