Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Produção de motos avança 6,3% até julho

Indústria | 09/08/2019 | 17h55

Produção de motos avança 6,3% até julho

Renovação de frota e maior oferta de crédito impulsionam o setor

REDAÇÃO AB

A produção nacional de motos cresceu 6,3% na comparação anual do acumulado de janeiro a julho, ao totalizar 628,8 mil unidades, de acordo com dados divulgados na sexta-feira, 9, pela Abraciclo, associação das fabricantes. Em julho, o ritmo das linhas de montagem também foi maior e chegou a 91,7 mil unidades, alta de 34,6% sobre junho.



- Faça aqui o download dos dados da Abraciclo
- Veja outras estatísticas em AB Inteligência



A alta da produção reflete o aumento das vendas, que avançaram 16,3% no acumulado do ano, com mais de 620 mil motocicletas emplacadas no período. Em julho, foram vendidas 3.915 unidades em cada um dos 23 dias úteis do mês, a melhor média diária para o mês desde 2015. Apesar disso, a média diária de julho ficou 7,1% abaixo da média de junho, quando foram licenciadas 4.212 unidades em 19 dias úteis.

Segundo o presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian, os números mostram uma contínua recuperação do setor de duas rodas, impulsionada pela renovação de frota e pela maior oferta de crédito.



“Isso impacta diretamente a cadeia produtiva. Hoje cerca de 70% das vendas de motocicletas são financiadas via CDC (crédito direto ao consumidor) e pelo consórcio. Aliado a isso, a motocicleta é uma alternativa viável de transporte para a maioria dos consumidores, graças ao menor custo de manutenção e ao baixo consumo de combustível.”

Por outro lado, o setor registrou queda de 50% das exportações entre janeiro e julho ao embarcar pouco mais de 23,1 mil motocicletas, ainda afetado pela crise da Argentina, que demanda volumes menores. Do total de motocicletas exportadas pelo Brasil este ano, 48,6% foram destinadas ao mercado argentino, seguido pelos Estados Unidos (18%) e Colômbia (12,3%).



Tags: Motos, produção, Abraciclo, renovação de frota, crédito.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência