Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Vendas de caminhões rodam acima das projeções

Mercado | 06/08/2019 | 19h46

Vendas de caminhões rodam acima das projeções

Anfavea admite ter de rever para cima o total de pesados vendidos em 2019

PEDRO KUTNEY, AB

As vendas de caminhões estão rodando acima das projeções da associação dos fabricantes, da Anfavea, que este ano prevê 88 mil emplacamentos no segmento e alta de 16% sobre 2018. Contudo, os 55,7 mil veículos vendidos de janeiro a julho representaram crescimento muito superior, de 44,3% sobre o mesmo período do ano passado, segundo balanço divulgado pela entidade na terça-feira, 6. O total vendido já é maior do que o volume de 2017 inteiro, no auge da crise que derrubou o setor, e chega perto de dois terços da expectativa projetada um mês antes do fechamento de dois quadrimestres inteiros.



- Faça aqui o download dos dados da Anfavea
- Veja outras estatísticas em AB Inteligência



Luiz Carlos de Moraes, presidente da Anfavea, destaca que o segundo semestre sempre é tradicionalmente melhor do que o primeiro para vendas de caminhões, o que torna possível esperar que os emplacamentos sigam na faixa de 8,5 mil a 9 mil por mês. Se esse ritmo de fato for mantido nos próximos cinco meses que faltam para terminar 2019, o crescimento anual será o dobro da projeção atual, ficaria entre 29% e 32% acima de 2018, com 98 mil a 101 mil caminhões vendidos no ano.

“Para vendas de caminhões tivemos o melhor julho desde 2014, fazia tempo que não víamos números tão positivos. Em sete meses este ano já superou o total de caminhões vendidos em 2017. Se continuar nesse ritmo é possível que nossa previsão de crescimento seja superada”, afirmou Luiz Carlos de Moraes.





EXPORTAÇÕES DESPENCAM, VENDA DOMÉSTICA SUSTENTA PRODUÇÃO



O tombo da economia argentina tem afetado com mais força as exportações brasileiras de caminhões do que a de automóveis e comerciais leves. De janeiro a julho apenas 7,5 mil veículos pesados de carga foram exportados, o que configura forte contração de 54,6% sobre o mesmo período de 2018 – como comparação, a queda geral das vendas externas é de 38,4% em sete meses, considerando todos os tipos de modelos.

Para alívio dos fabricantes, as vendas domésticas estão crescendo bastante acima das expectativas este ano, o que sustenta a produção em níveis mais altos. Nos sete primeiros meses de 2019 foram produzidos 66,3 mil caminhões no País, em alta de 13,5% sobre 2018 – enquanto no mesmo período o avanço da produção total foi de apenas 3,6%.



ÔNIBUS TAMBÉM ACIMA DAS EXPECTATIVAS



As vendas domésticas de chassis de ônibus também estão rodando acima das projeções da Anfavea, que estima crescimento de 13% este ano com 17 mil unidades negociadas. Contudo, de janeiro a julho já foram vendidos 11,4 mil chassis, em alta de 54,2% sobre o mesmo intervalo do ano passado.

Se o ritmo de 1,5 mil unidades/mês for mantido nos próximos cinco meses, 2019 será encerrado com 19 mil chassis de ônibus vendidos, o que significará crescimento em torno de 26%, o dobro da projeção dos fabricantes.

Diversas renovações de frotas estão sustentando a alta das vendas não só no Brasil, mas também em diversos países da América Latina. Com isso, as exportações de chassis atingiram 4,3 mil unidades em sete meses, em queda de 17,8% – embora o porcentual seja negativo, é bem menor do que o registrado nas vendas externas de outros segmentos de veículos, com retração acima de 38%.

“As exportações de ônibus têm boas perspectivas de alcançar resultado melhor [do que o visto até agora], pois existem várias oportunidades na América Latina, com boa demanda de veículos para circular em corredores BRT”, pontua Luiz Carlos de Moraes.

Como as exportações de ônibus tem maior representatividade sobre a produção (26%), as fábricas produziram 6,2% menos de janeiro a julho deste ano em relação aos mesmos meses de 2018, com o total de 16,7 mil chassis fabricados.



Tags: Anfavea, fabricantes de veículos, caminhões, ônibus, mercado, vendas, emplacamentos, projeção 2019.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência