Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Vendas de veículos na União Europeia recuam 3,1% no 1º semestre

Mercado | 17/07/2019 | 17h42

Vendas de veículos na União Europeia recuam 3,1% no 1º semestre

Volume fica em 8,2 milhões de unidades no período; em junho, mercado tem a maior queda do ano

REDAÇÃO AB

O mercado de veículos na União Europeia segue andando de lado: as vendas do setor recuaram 3,1% ao emplacar 8,18 milhões de unidades contra as 8,44 milhões licenciadas em mesmo período do ano passado. Os dados, divulgados na quarta-feira, 17, pela Acea, associação das montadoras que atuam na região, consideram apenas o segmento de automóveis e comerciais leves.

Com exceção da Alemanha, cujo volume teve leve aumento de 0,5% na comparação anual, os principais mercados da região registraram queda nos volumes, como Espanha (-5,7%), França (-1,8%), Itália (-3,5%) e Reino Unido (3,4%).



- Faça aqui o download dos dados da Acea
- Veja outras estatísticas em AB Inteligência



As vendas no bloco vêm perdendo força desde setembro de 2018, quando iniciou a série de quedas mensais. Em junho, o mercado registrou a pior queda mensal de 2019, de 7,8%, ao licenciar pouco mais de 1,44 milhão de veículos sobre os 1,56 milhão de junho do ano passado. O menor número de dias úteis também afetou o desempenho: foram 19 contra 21.




Por marcas, o Grupo Volkswagen viu sua participação diminuir 0,3 pontos porcentuais no primeiro semestre, para 24,2% das vendas totais na União Europeia, por causa do menor volume de vendas, que recuaram 4,3% na comparação anual, para pouco mais de 1,98 milhão de veículos. Já a PSA ganhou parcela de 0,4 p.p. do mercado no período, para 16,7%, embora suas vendas tenham diminuído 1% ao emplacar 1,36 milhão de unidades.

Com 11% do mercado do bloco, o Grupo Renault ganhou 0,3 p.p. no primeiro semestre, mas também viu as vendas encolherem: o volume ficou 0,9% menor, para 898,9 mil. Hyundai e FCA fecham o grupo das cinco maiores também com quedas, de 0,6% e 9,5%, respectivamente. Enquanto a Hyundai elevou sua fatia do mercado em 0,2 p.p., para 6,6%, o grupo ítalo-americano encerrou a primeira metade do ano com participação de 6,5%, equivalente a 0,4 p.p. a menos do que no mesmo período de 2018.



Tags: Vendas, veículos, Europa, União Europeia, Acea.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência