Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Volkswagen desenvolve nova geração de câmbio manual

Powertrain | 15/07/2019 | 18h39

Volkswagen desenvolve nova geração de câmbio manual

Arquitetura prevê menor consumo e emissão, fabricada na Argentina e Espanha, caixa MQ281 estreará em novo Passat

REDAÇÃO AB

Em um momento em que cresce a preferência por transmissão automática, o Grupo Volkswagen volta sua atenção para o câmbio manual com o lançamento de uma nova geração cuja arquitetura proporciona redução de consumo e consequentemente de emissões de CO2, de até 5g por quilômetro. A caixa manual MQ281 vai estrear no novo Passat e deve equipar diversos outros veículos do grupo, incluindo SUVs. Sua produção está iniciando nas duas únicas fábricas no mundo em que o Grupo VW fabrica câmbios manuais: na unidade de Córdoba, Argentina, e em Barcelona, na Espanha.

“Com o MQ281, desenvolvemos uma caixa de câmbio manual altamente eficiente e que em breve será introduzida em várias categorias de veículos de alto volume”, explica o chefe de desenvolvimento de tração na VW, Helmut Göbbels.

De acordo com o engenheiro, o desenvolvimento da nova caixa de câmbio se concentrou principalmente na melhora da eficiência. “Aqui empregamos métodos de desenvolvimento virtual, o que nos permitiu projetar um sistema completamente novo para a lubrificação da caixa: usando uma variedade de medidas para a simulação do uso de óleo, conseguimos obter uma lubrificação uniforme e ideal para as engrenagens e rolamentos, reduzindo a quantidade necessária para apenas 1,5 litro”, conta.

Além disso, para reduzir ainda mais o atrito, a companhia adotou rolamentos adaptados e minimizados com vedantes de baixo contato. O novo câmbio manual recebeu ainda nova estrutura dimensional da caixa, reforçada e melhorada, de forma que pudesse reduzir ruídos secundários e vibrações.

O câmbio manual possui torque de 200 a 340 Nm, o que significa que ela substituirá total ou parcialmente os atuais projetos de caixas de câmbio da Volkswagen com as designações internas MQ250 e MQ350, respectivamente.



Tags: Volkswagen, câmbio manual, Córdoba, Argentina.

Comentários

  • JoséSérgio Dos santos

    Olhoeu gostei muito bom com o desenvolvimento é desempenho que foi atribuído além de diminuir a quantidade de óleo lubrificante muito bom vocês estão de parabéns. Obrigado.

  • DalmoM de Castro

    Aresponsabilidade desta mudança é muito grande já que os câmbios manuais VW,pelo menos no Brasil, são referência de eficiência e robustez.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência