Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Volvo começa a oferecer XC90 com blindagem pesada
Blindagem aplicada elevou o peso do carro em 1,4 mil kg e exigiu mudança nos freios e na estrutura da carroceria

Engenharia | 01/07/2019 | 14h35

Volvo começa a oferecer XC90 com blindagem pesada

Modelo preparado na Alemanha resiste até a explosões; empresa também desenvolve proteção balística leve no Brasil

REDAÇÃO AB

Após a insistência de consumidores e uma grande quantidade de pedidos, a Volvo começou a produzir carros blindados com o aval da própria fábrica. O primeiro modelo escolhido foi o utilitário esportivo XC90 T6, que recebe blindagem pesada, capaz de oferecer proteção contra disparos e também explosões.

A chapa de aço que reveste o interior do carro tem um centímetro de espessura e todas as modificações realizadas acrescentaram cerca de 1,4 mil quilos, elevando o peso do total do XC90 (com cinco ocupantes) para 4.490 kg. O aumento do peso levou a modificações na estrutura da carroceria e ao uso de novos freios. O Volvo XC90 blindado está disponível para encomenda e as primeiras entregas serão feitas no fim de 2019.

O carro utilizado na blindagem é produzido em Torslanda, Suécia, de onde segue para a Trasco Bremen, blindadora alemã. "A produção adota procedimentos rigorosos a fim de atingir os requisitos necessários", afirma o diretor de marketing da Volvo para veículos especiais, Stephan Green.

A Volvo Cars também está desenvolvendo no Brasil blindados leves. Os carros serão submetidos a uma bateria de testes balísticos para garantir que a classificação de proteção exigida seja atendida. Eles fornecerão principalmente proteção contra armas de fogo de curto alcance, sem alterar as propriedades fundamentais dos carros.

A partir do Brasil a Volvo prevê exportar tanto o XC90 T6 como o XC60 T6 blindados para qualquer país. No mercado nacional, a fabricante sueca vai oferecer blindagem leve para XC90, XC60 e XC40.



Tags: Volvo, XC90, Torslanda, Bremen, Stephan Green.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência