Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
VWCO entra para o Programa Logística Verde Brasil
Em vez de três caminhões, um único cavalo com algumas modificações permitiu economia de 65% de diesel

Meio Ambiente | 26/06/2019 | 16h35

VWCO entra para o Programa Logística Verde Brasil

Racionalização de transporte dentro da fábrica já reduziu emissões de CO2 em 67%

REDAÇÃO AB

A Volkswagen Caminhões e Ônibus, VWCO, entrou para o Programa Logística Verde Brasil (PLVB), destinado a promover a sustentabilidade na indústria. O compromisso da empresa em aumentar a eficiência em sua operação será reconhecido na próxima edição do Guia de Excelência em Sustentabilidade da PLVB como referência no setor.

O carro-chefe do trabalho foi a adoção de uma nova forma de transporte interno na fábrica de Resende (RJ) e na rota em que foi aplicada, que já proporcionou a redução de 67% nas emissões de CO2.

Nomeado Drop & Hook, o projeto promoveu a substituição de três carretas por um cavalo mecânico Constellation 19.330, no qual o engate e desengate ocorre de forma automática e rápida. Isso permitiu o aumento na velocidade de entrega de materiais, com ganho de produtividade e redução no consumo e emissões.

Segundo a VWCO, a busca pela melhoria contínua levou a empresa a modificar o processo de transferência de componentes do centro de distribuição à linha de produção final, com um trajeto de 1,6 km de extensão. Identificada como um dos desafios para aumentar a produtividade logística, a rota utilizava três caminhões durante cada turno de produção.

O cavalo mecânico escolhido para a operação tem uma cabine modificada, com porta de acesso traseira e quinta roda automatizada, que permite a troca rápida da carreta. Segundo a montadora, o custo total desse transporte ficou 60% menor, registrando economia de mais de 65% somente com combustível.

Por causa dos bons resultados, segundo a VWCO, a solução foi aplicada nas atividades de retorno de embalagens, que empregavam dois veículos. Na nova rota, o Drop & Hook baixou em cerca de 40% os custos de movimentação interna e a emissão de poluentes.

“O objetivo agora é aprimorar os conhecimentos com os integrantes do PLVB e expandir projetos como este para toda a operação”, conclui o vice-presidente de produção e logística da VWCO, Adilson Dezoto.





Tags: VWCO, PLVB, Volkswagen Caminhões e Ônibus, Drop & Hook, Constellation, Adilson Dezoto.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência