Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Scania soma 8 mil encomendas para nova geração de caminhões
Parte da recém-adquirida frota da Tora de caminhões Scania da nova geração: teste antecipado de motores convenceram o cliente a comprar 180 cavalos mecânicos este ano

Comerciais | 17/06/2019 | 21h07

Scania soma 8 mil encomendas para nova geração de caminhões

Tora Transportes testou novo motor em 2018 e fechou compra de 180 cavalos mecânicos este ano

REDAÇÃO AB

A estratégia de lançamento no Brasil da nova geração de caminhões Scania está gerando bons resultados. Segundo a fabricante, as encomendas até agora já somam 8 mil unidades, confirmando a expectativa de crescimento das vendas este ano de até 20%. A pré-venda dos novos modelos foi aberta em novembro do ano passado e a produção foi iniciada em fevereiro na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), como parte do programa de investimento de R$ 2,6 bilhões que a fabricante aplica no Brasil no período 2016-2020.

Para convencer os transportadores a comprar modelos que ficaram de 15% a 20% mais caros, a Scania começou a trabalhar antecipadamente com alguns de seus principais clientes, antes mesmo da abertura oficial das encomendas. Foi o caso da Tora Transportes, que em 2018 abriu concorrência para renovar e ampliar a frota em 2019. No ano passado foram vendidos à empresa cinco caminhões da geração antiga, mas já equipados com os novos motores XPI de 450 cavalos, para testes. Após apurar na prática economia de diesel que chegou a 7%, a Tora definiu a escolha pela Scania com a compra de 180 cavalos mecânicos da nova geração, 130 do R 450 6x2 e 50 do R 500 6x4, que começaram a ser entregues em fevereiro e devem chegar gradativamente ao pátio da transportadora até outubro próximo.

Com cinco meses de operação dos primeiros caminhões já entregues, a Tora apurou economia de 10% e imagina atingir outros 3% de redução de custos com a solução completa de serviços, segundo a Scania. Com matriz em Contagem (MG), a transportadora atua há 47 anos no setor logístico, em operações dos segmentos siderúrgico, petroquímico, automotivo, mineração, cargas a granel e contêineres.

Além dos novos 180 Scania, a Tora contratou os principais pacotes de serviços oferecidos pela montadora, incluindo sistema de conectividade e rastreamento, programa de manutenção com planos flexíveis que segundo a fabricante garantem 16% de redução de custos e 20% a mais de disponibilidade da frota, o recém-lançado PMS Fleet Care (com gestor de frota dedicado para a empresa), Driver Services (treinamento dos motoristas) e Serviços Dedicados da concessionária dentro das instalações do cliente – no caso, a Scania Itaipu, que intermediou a venda e é responsável pela administração de seis pontos de atendimento da marca em Minas Gerais.

PROJEÇÕES E RESULTADOS



Em 2019, a Scania continua prevendo crescimento do mercado de caminhões em que atua, acima de 16 toneladas (semipesados e pesados), entre 10% e 20% na comparação com 2018, mas o ritmo da fabricante até agora está bastante acima da previsão. De janeiro a maio, a foram emplacados 4.638 caminhões da marca sueca, em alta de 47,8% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Considerando somente os modelos pedados, a Scania emplacou 4.563 unidades, em crescimento de 58,7% em comparação com os primeiros cinco meses de 2018. Os destaques são os modelos R 450 (1.679 unidades emplacadas) e R 500 (com 806).

A expectativa segue otimista também para a venda de serviços. De janeiro a maio, a comercialização de de programas de manutenção (PMS) cresceram 38%, com recorde histórico em maio de 1.064 programas vendidos. O portfólio de programas deverá crescer a patamares de 50% sobre 2018 e chegar a mais de 16 mil usuários. Nos primeiros cinco meses do ano, a alta foi de 44% (12.078).

O programa com planos flexíveis, com manutenção monitorada por rastreamento, já está presente em mais de 4,6 mil caminhões Scania e representa 45% nas vendas dentre todas as modalidades, e 40% do portfólio total dos programas ativos. A fabricante projeta que ate o fim de 2019 os planos flexíveis deverão chegar a 8 mil ativados e os serviços conectados a 28 mil veículos, entre caminhões e ônibus.



Tags: Scania, Tora Transportes, Nova Geração de Caminhões, venda, encomendas, negócios.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência