Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Volvo e Uber farão juntas carros 100% autônomos

Engenharia | 14/06/2019 | 20h40

Volvo e Uber farão juntas carros 100% autônomos

XC90 recém-apresentado será o primeiro capaz de trafegar sozinho

REDAÇÃO AB

A Volvo Cars e a Uber anunciaram a produção conjunta de carros 100% autônomos. As empresas haviam firmado um acordo de parceria de engenharia em 2016 e, desde então, desenvolveram protótipos destinados a impulsionar a criação de carros autônomos. O Volvo XC90 recém-apresentado é o primeiro modelo de produção que, em combinação com o sistema autônomo da Uber, é capaz de trafegar sozinho.

O SUV sueco é equipado com os principais recursos de segurança da Volvo que permitem à Uber a instalação do próprio sistema direção autônoma, tornando possível a implantação futura desses carros na frota de veículos da empresa, operando como um serviço autônomo de compartilhamento de viagens.

Segundo a Volvo, as características mais importantes dos veículos incluem sistemas de backup para as funções de direção e frenagem, bem como a energia reserva para a bateria. Se um dos sistemas primários falhar, os de backup agirão imediatamente para parar o veículo.

Além dos sistemas de suporte à condução integrados da Volvo, há também sensores no topo do carro e embutidos no veículo, todos projetados para o sistema de direção autônoma da Uber operar com segurança.

"Na metade da próxima década, esperamos que um terço de todos os carros que vendermos seja autônomo. O acordo com a Uber enfatiza nossa meta de ser o fornecedor preferido das empresas de compartilhamento”, afirma o presidente e CEO da Volvo, Hakan Samuelsson.





Tags: Volvo, Uber, autônomo, XC90, Hakan Samuelsson.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência