Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

| 13/11/2008 | 00h00

Homenagem ao Ford T no Campus da Mauá

Eleito por jornalistas de todo o mundo o Carro do Século, o modelo T da Ford será homenageado dia 7 de dezembro no II ABC Old Car & Parts – Antigos no campus do Instituto Mauá de Tecnologia, em São Caetano do Sul.

Automotive Business

Eleito por jornalistas de todo o mundo o Carro do Século, o modelo T da Ford será homenageado dia 7 de dezembro no II ABC Old Car & Parts – Antigos no campus do Instituto Mauá de Tecnologia, em São Caetano do Sul. Palestras como a do jornalista José Roberto Nasser vão dar contar a história do veículo que inventou a linha de montagem. Mais de trezentos modelos antigos devem estar no local, em exposição organizada pelo Clube do Fordinho. O presidente do clube, Mateus Polizel, lembra que essa é a única comemoração oficial realizada em São Paulo relacionada aos cem anos do Ford T, importante fato histórico para a marca e toda a indústria do automóvel. “Nossa idéia é formar uma linha do tempo e mostrar modelos da Ford que marcaram época, desde o Fordinho T até os mais recentes, passando pelo Gordini, Marverick, Galaxie e picapes da linha F. Vamos mostrar a história dos 100 anos da Ford desde o nascimento do modelo T", afirma. O modelo T é considerado o gênesis dessa evolução. Simples, prático, barato e simples, a começar pela suspensão frontal com três apoios e utilização de apenas um feixe de molas. A alimentação de combustível por gravidade suprimia a bomba de gasolina. A ignição, por magneto, dispensava a bateria. Inicialmente os faróis eram a carbureto e, mesmo depois do uso do sistema elétrico, por alguns anos foram mantidas as lanternas laterais e traseira por querosene e pavio - um lampião. Com essas e outras receitas, mais de 15 milhões de unidades vendidas.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência