Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Vendas de importadores de veículos recuam 9,4% no ano

Mercado | 05/06/2019 | 16h13

Vendas de importadores de veículos recuam 9,4% no ano

Associados à Abeifa atribuem resultado negativo à alta do dólar e à falta de confiança do consumidor

REDAÇÃO AB

As vendas de veículos importados recuaram 9,4% no acumulado de janeiro a maio quando comparado com o resultado de iguais meses do ano passado. Dados divulgados na quarta-feira, 5, pela Abeifa, associação dos importadores, mostram que o segmento atingiu as 13,5 mil unidades emplacadas no período, enquanto há um ano este volume era de 14,9 mil veículos.

Para o presidente da Abeifa, José Luiz Gandini, a constante alta do dólar, acima dos R$ 4,00, e a falta de confiança do consumidor brasileiro ainda impactam o setor.

“Com pouco mais de 13 mil unidades importadas em cinco meses, se anualizarmos esses números estamos falando de 32 mil unidades em 2019, quando nossa previsão inicial é chegar a 50 mil veículos importados. Por isso, estamos apreensivos”, diz o presidente da Abeifa.



Por outro lado, o executivo comemora o fato das vendas terem crescido no comparativo mensal. Os licenciamentos de maio foram 4,9% maiores do que os de abril. “Já é um alento, mas poderíamos ter tido resultados mais promissores”, aponta Gandini.

No entanto, o volume de pouco mais de 3 mil unidades vendidas no mês passado representa queda de 4,4% sobre maio de 2018.

Entre as associadas que têm produção nacional - BMW, Caoa Chery, Land Rover e Suzuki – as quatro fecharam maio com 2,6 mil veículos nacionais emplacados, aumento de 4,3% sobre abril e também um avanço de 37,5% quando comparado com maio do ano passado.

Por marcas, a Caoa Chery, com 1.749 unidades emplacadas, obteve crescimento de 20,8% contra abril. A BMW viu as vendas de seus nacionais diminuírem 2,6% em maio, com 568 unidades, e a Land Rover também registrou queda de 43% de um mês para o outro com 191 carros emplacados em maio. Por sua vez, a Suzuki reduziu o volume produzido em 18,3% entre abril e maio, para 147 unidades licenciadas. Vale lembrar que estes volumes só consideram os carros produzidos no Brasil e não fazem parte do volume total de veículos importados.



Tags: Vendas, veículos, importados, Abeifa, dólar, produção nacional, Caoa Chery, BMW, Land Rover, Suzuki.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência