Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
ZF passa a equipar caminhão Mercedes-Benz Atego com câmbio de 9 marchas
Caminhão Mercedes-Benz Atego 3030 recebe câmbio manual da Ecomid da ZF com nove marchas

Indústria | 29/05/2019 | 19h30

ZF passa a equipar caminhão Mercedes-Benz Atego com câmbio de 9 marchas

Versões 2430 e 3030 recebem a transmissão Ecomid e o conjunto de embreagem produzidos em Sorocaba

REDAÇÃO AB

A ZF passa a equipar as versões 2430 e 3030 do caminhão Mercedes-Benz Atego com o câmbio manual de nove marchas Ecomid, fabricado na planta da empresa em Sorocaba (SP). Os modelos 2430 6x2 e 3030 8x2, que fazem parte da linha de caminhões médios e semipesados da marca também recebem o conjunto de embreagem 395mm push-time.

“A Ecomid possui sistema de engate servo assistido, o que reduz em aproximadamente 30% os esforços de engate para o motorista. O fato de ter menor peso, possuir nove marchas e ter uma relação direta entre elas, permite ainda que o motorista trabalhe sempre na faixa econômica de rotação, reduzindo o consumo de combustível”, explica o diretor executivo de vendas para veículos comerciais e industriais da ZF América do Sul, Silvio Furtado. “Para atender as operações a que serão destinadas no fornecimento à Mercedes-Benz, a Ecomid demonstrou ser a mais indicada, uma vez que a operação exigirá total confiabilidade e robustez da transmissão”, completou.

Desenvolvida na Europa e produzida globalmente pela ZF, inclusive no Brasil, a Ecomid é uma transmissão já consolidada no mercado internacional e brasileiro. Sua versão atual de nove marchas foi projetada para caminhões pesados e de médio porte. A transmissão apresenta uma engrenagem de arranque potente, conhecida como a marcha crawler, que possibilita uma dirigibilidade rentável com baixo consumo de combustível.

Além do Brasil, a ZF produz as transmissões Ecomid na França, que atende todo o mercado Europeu, na Índia e na Rússia, onde é adaptada aos requisitos locais e produzidos para seus respectivos mercados. Em todo o mundo, a ZF já produziu 870 mil unidades desta transmissão, que possui capacidade de torque de até 1.300 Nm e PBTC máximo de 36 toneladas.



Tags: ZF, câmbio, caminhão, Mercedes-Benz, Atego.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência