Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Eventos | 28/05/2019 | 19h31

AutoAvaliar e FGV criam ferramenta de precificação de veículos usados

Nova tabela leva em consideração maior número de informações sobre o automóvel avaliado, que amplia assertividade na tomada de decisão

ALEXANDRE AKASHI, PARA AB

Quanto pagar pelo carro usado oferecido na troca pelo zero-quilômetro que o cliente deseja? Se oferecer pouco, pode fazer o consumidor desistir do negócio; se for muito, acabar com prejuízo. Para resolver esse dilema, a AutoAvaliar em parceria com o IBRE-FGV (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas), criou uma ferramenta de precificação de veículos usados, baseada em valores transacionais de mercado, a tabela FGV-Auto Avaliar, apresentada no Automotive Business Experience, ABX19, realizado na segunda-feira, 27, no São Paulo Expo.

Arnaldo Gomes de Brito Jr., coordenador técnico de estudos especiais da FGV, explicou que a tabela FGV-Auto Avaliar traz uma nova perspectiva sobre a precificação de veículos usados ao levar em consideração um número maior de referências, com indicadores de variabilidade como preços de seminovos praticados em cada região do Brasil, opcionais do automóvel, estado de conservação, cor, entre outros.

“Entre os resultados obtidos, os usuários da tabela podem saber, por exemplo, o preço praticado em praças específicas, assim como uma estimativa de depreciação por veículo. “A ferramenta é assertiva na tomada de decisões”, disse Brito.

Como base de cálculo, a FGV utilizou toda a base de dados da Auto Avaliar, que inclui o monitoramento de 720 mil automóveis comprados anualmente pelas concessionárias cadastradas na plataforma, mais 96 mil automóveis seminovos comercializados todos os anos no pregão on-line da companhia, as quase 200 mil avaliações ao mês no aplicativo Auto Avaliar, além de outros 660 mil carros vendidos no varejo pelas concessionárias por ano.



Tags: Precificação, veículos usados, AutoAvaliar, IBRE-FGV, Automotive Business Experience ABX19, SP Expo.

Comentários

  • MarcoEleutério

    Boanotícia para acabar com a disparidade gigante promovida pela FIPE / Molicar durante anos. Agora basta saber quando essa ferramenta chega ao mercado e como estará disponível.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência