Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Volvo Cars assina acordo para compra de baterias de CATL e LG Chem
Módulo de bateria para modelo híbrido plug-in XC40 sendo montado na fábrica de Ghent, na Bélgica

Novos negócios | 16/05/2019 | 18h31

Volvo Cars assina acordo para compra de baterias de CATL e LG Chem

Fornecimento de longo prazo prevê baterias de íon de lítio para a próxima geração de modelos Volvo e Polestar

REDAÇÃO AB

A Volvo Cars assinou dois contratos de longo prazo com as fabricantes de baterias CATL (Contemporary Amperex Technology – da China) e LG Chem (Coreia do Sul) para o fornecimento de baterias de íon de lítio da próxima geração de modelos da marca e também da Polestar, sua divisão de carros de alto desempenho. Os acordos não tiveram os valores divulgados – apenas menção sobre vários bilhões de dólares. Eles abrangem o fornecimento global de módulos de bateria para todos os modelos, tanto os construídos sobre a plataforma modular CMA (arquitetura modular compacta, na sigla em inglês) quanto nos modelos previstos para a plataforma SPA2, que será lançada no início da próxima década.

Em 2017, a empresa divulgou que todos os novos carros lançados a partir de 2019 seriam eletrificados. Desde então, a empresa reforçou essa estratégia, afirmando que o objetivo é que os carros totalmente elétricos representem 50% de seu volume global de vendas até 2025.

“O futuro da Volvo Cars é elétrico e estamos firmemente comprometidos em ir além do motor de combustão interna e os acordos de hoje com a CATL e a LG Chem demonstram como alcançaremos nossas ambiciosas metas de eletrificação”, disse o presidente e CEO da Volvo Cars, Håkan Samuelsson.

A primeira linha de montagem de baterias da Volvo Cars está atualmente em construção em sua fábrica de Ghent, na Bélgica. Sua conclusão está prevista para o fim deste ano e o primeiro Volvo totalmente elétrico a ser produzido ali será o SUV compacto XC40. Já são produzidas suas variantes híbridas plug-in localmente.

“Com o acordo de hoje, garantimos o fornecimento de nossa bateria para a próxima década. Com a disponibilidade de dois fornecedores em cada região, também garantimos que temos flexibilidade em nossa cadeia de fornecimento daqui para frente”, disse a vice-presidente sênior de compras da Volvo Cars, Martina Buchhauser.

Atualmente a plataforma CMA sustenta o XC40, bem como o fastback Polestar 2, totalmente elétrico, além de vários modelos vendidos pela Lynk & Co, a marca irmã da Volvo e que é coproprietária da Geely. A partir deste ano, todos os três modelos serão produzidos em uma única linha de produção na fábrica operada pela Volvo em Luqiao, na China.

Já a arquitetura do SPA2 é a próxima geração da plataforma SPA desenvolvida pela Volvo e que será lançada no início da próxima década. Atualmente sustenta todos os modelos Volvo das séries 90 e 60 e o primeiro modelo a ser lançado no SPA2 será a próxima geração do SUV XC90.






Tags: Volvo Car, bateria, íon de lítio, CATL, LG Chem.

Comentários

  • Carlos

    Masquanto a disttibuiçao no brasil como e quando começa?? Qual vai ser o preço dessas torres de baterias 2 mil? Pelo tamanho se nao durarem 4 anos o carro vai desvalorizar e perder garantia se nao tiver com ela trocada? Sei la me da medo por enquanto Vou ter experiencia com um diesel e daqui 2 anos saberemos cono estará esse mercado novo Boa sorte.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência