Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Segmento de filtros automotivos mostra sua força na Automec
Delphi lançou linha de filtros automotivos na Automec 2019

Aftermarket | 26/04/2019 | 13h48

Segmento de filtros automotivos mostra sua força na Automec

Novos e tradicionais players apresentaram lançamentos em um mercado cada vez mais competitivo

PEDRO DAMIAN, PARA AB

O mercado de reposição tem garantido às fabricantes de filtros automotivos um impulso em suas vendas. Empresas do setor que atuam em outros segmentos passaram a incorporar estas peças em seu portfólio. “Novos fabricantes desembarcaram no mercado brasileiro, outras empresas ampliaram plantas e também ocorreram aquisições no mercado”, comenta João Moura, presidente da Abrafiltros (Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas Automotivos e Industriais). A combinação desses fatores resultou em um mercado borbulhante, que utilizou a Automec 2019 (23 a 27 de abril no São Paulo Expo) para exibir essa realidade.

TECFIL



Líder do mercado de filtros automotivos no Brasil, com 30% de market share, a Tecfil utilizou a Automec 2019 como laboratório para seu kit de manutenção, que consta de um pacote com quatro filtros (ar, combustível, cabine e óleo). A ideia é conhecer a aceitação das oficinas à venda combinada das peças.

A Tecfil hoje é propriedade de um grupo de investimento norte-americano, em uma negociação concluída em outubro de 2018. Ainda não houve mudanças significativas no negócio. A empresa continua a fabricar em suas duas unidades em Guarulhos. Cerca de 80% da produção vai para o mercado nacional e 20% para exportação.

“En torno de 65% de nosso faturamento vêm do aftermarket e 35% do equipamento original. Fabricamos 8 milhões de filtros por mês operando em dois turnos. Estamos próximos de atingir nossa capacidade máxima nas fábricas”, afirma Simone Minhoto Queiroz, supervisora de marketing da Tecfil.





DELPHI TECHNOLOGIES



A tradicional empresa de sistemas automotivos entrou há um ano no segmento de filtros automotivos e hoje tem market share entre 5% e 6%. Algo como 60% de sua produção vai para o mercado nacional, o restante para exportação. Seu portfólio no setor atualmente é composto por 320 itens, que deve ser aumentado para 420 até o fim de 2019. Na Automec 2019 os principais lançamentos foram filtros de cabine e ar-condicionado.

“O segmento de filtros automotivos é muito grande pelo alto consumo das peças. A Delphi vai explorar o poder da marca, muito conhecida em outros setores, para conquistar mais clientes”, diz Robson Geraldo Quito, gestor de vendas da empresa.



MANN+HUMMEL



Há 65 anos no País, a Mann+Hummel lidera o segmento da reposição na linha pesada e está entre os três primeiros da linha leve, de acordo com Fábio Moura, diretor de aftermarket da empresa. Em torno de 85% de seu portfólio é de fabricação nacional e 15% é importado. Está presente em todas as montadoras e em todos os segmentos. No faturamento, o executivo afirma que metade é aftermarket e outra metade equipamento original.

“Temos um plano agressivo de crescimento a médio e longo prazos, puxado por lançamentos constantes, como ocorreu na Automec, quando apresentamos novidades como o filtro de cabine Precious Plus”, afirma Fábio.





Tags: Filtros Automotivos, Tecfil, Delphi, Mann+Hummel, aftermarket, autopeças, Automec 2019.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência