Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Indústria | 17/04/2019 | 20h00

Compra da Ford São Bernardo deve ser concluída em breve, diz Doria

Governador afirma que agora restam dois candidatos em adquirir a fábrica

PEDRO KUTNEY, AB

O governador de São Paulo, João Doria, afirma que está próxima a solução para a fábrica que a Ford pretende fechar em São Bernardo do Campo (SP). “Dois candidatos a comprar a fábrica permanecem negociando e em breve vamos anunciar o comprador”, disse Doria na quarta-feira, 17, logo após o anúncio da Toyota feito no Palácio dos Bandeirantes sobre a fabricação em Indaiatuba (SP) do novo Corolla híbrido flex.

Em fevereiro a Ford comunicou o encerramento de sua operação industrial em São Bernardo e o governador afirmou que iria ajudar a encontrar um comprador para a fábrica. Logo depois informou que três empresas, uma nacional e duas estrangeiras, tinham demonstrado interesse. O Grupo Caoa foi o único a confirmar que tinha interesse na compra e estava em negociações – no caso, era o grupo brasileiro mencionado por Doria. Mais recentemente, o importador da Foton no Brasil informou que a fabricante chinesa de caminhões também estava interessada, o que foi negado na China.



Doria também deixou no ar que o provável comprador da fábrica negocia o uso do IncetivAuto – programa criado no início de março pelo governo de São Paulo de incentivo à indústria automotiva, que prevê descontos no ICMS que começam em 2,25% para investimento mínimo no Estado de R$ 1 bilhão e geração de pelo menos 400 empregos; o benefício sobre gradualmente até o abatimento máximo no imposto estadual de 25% para aportes superiores a R$ 10 bilhões, como anunciado pela GM no mês passado.

“O IncentivAuto já é uma iniciativa vitoriosa para empresas do setor que já têm operação em São Paulo. Graças ao programa já recuperamos duas indústrias no Estado, uma já anunciamos (a GM) e outra ainda vamos anunciar em breve”, disse o governador João Doria.



O governador acrescentou ainda que os dois candidatos restantes se comprometem a manter os cerca de 3 mil empregos na fábrica que a Ford pretende fechar até novembro próximo.



Tags: Ford São Bernardo, indústria, fábrica, investimento, IncentivAuto, João Doria, governo do Estado de São Paulo.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência