Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Exportação de veículos cai 42% no trimestre

Indústria | 04/04/2019 | 20h16

Exportação de veículos cai 42% no trimestre

Argentina compromete novos embarques e levará Anfavea a rever projeção para baixo

MÁRIO CURCIO, AB

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) já admite revisar para baixo a exportação brasileira de veículos, cuja projeção anual já era de queda de 6,2% em relação a 2018. O motivo é a retração no mercado argentino, que até a metade do ano passado era o destino de 75% dos embarques brasileiros e hoje, 60%.

“O mercado argentino tem caído muito e o primeiro semestre (das exportações brasileiras) está absolutamente comprometido”, afirma o presidente da entidade, Antonio Megale. Como consequência, de janeiro a março o Brasil enviou 104,6 mil veículos ao exterior, 42% a menos que em iguais meses do ano passado. A retração foi tão forte que o bom desempenho do mercado interno não foi suficiente para impedir uma pequena queda de 0,6% na produção total.



- Faça aqui o download dos dados da Anfavea
- Veja outras estatísticas em AB Inteligência



O presidente da Anfavea admite até mesmo a possibilidade de rever também para baixo a projeção anual da produção, atualmente estimada em 3,14 milhões de veículos.

“No primeiro trimestre de 2018, quando a Argentina ainda vinha bem, as exportações totais do Brasil foram de quase US$ 4 bilhões. Neste ano caíram para US$ 2,44 bilhões, um valor muito aquém do razoável”, lamenta Megale.



Com a redução dos embarques para a Argentina, a participação do México subiu de 12,4% para 13,6% na comparação interanual. A fatia da Colômbia saltou de 5% para 10%. Já o mercado chileno caiu dois pontos porcentuais, de 9,7% para 7,7%.



Tags: Anfavea, exportações, Argentina, Antonio Megale.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência