Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Consórcios começam 2019 com alta de 4,6%

Balanço | 26/03/2019 | 15h41

Consórcios começam 2019 com alta de 4,6%

Venda de novas cotas somou 166,2 mil unidades entre veículos leves, pesados e motos

REDAÇÃO AB

Os consórcios começaram o ano de 2019 em alta. A venda de novas cotas de veículos somou em janeiro 166,2 mil unidades e anotou crescimento de 4,6% sobre o mesmo mês do ano passado. Os participantes ativos (aqueles que continuam pagando as mensalidades, tendo ou não sido contemplados) somavam 6,1 milhões no início do ano, 3,2% a mais pela comparação interanual.

Os números foram divulgados pela Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio (Abac). O crescimento da modalidade teve ajuda neste começo de ano dos automóveis e comerciais leves. Foram 90 mil novas cotas, 5,9% a mais que em janeiro de 2018. O tíquete ou valor médio dessas cotas cresceu 4,4%, para R$ 42,7 mil.

Nas motocicletas, a venda de 72 mil novas cotas em janeiro resultou em alta de 2,9%. O crescimento aqui foi menor por causa de uma base de comparação elevada: na transição de 2017 para 2018 a Honda já havia iniciado uma forte campanha publicitária para divulgar as vantagens da modalidade, que atualmente é pouco conhecida entre consumidores mais jovens.

Na divisão de veículos pesados, que inclui caminhões, ônibus, máquinas agrícolas e implementos, a venda de novas cotas em janeiro somou 4,2 mil unidades e cresceu 9%. Aumentou também o número de participantes ativos entre os veículos pesados. Em janeiro eles somavam 312 mil, 9,5% a mais que em janeiro do ano passado.

MODALIDADE CRESCEU 10% EM 2018


No ano passado a venda de novas cotas de consórcio somou 2,2 milhões de unidades, 10% a mais que em 2017. As contemplações tiveram pequena queda de 2,3%, mas ainda assim superaram a marca 1 milhão, com créditos concedidos para o setor de veículos (leves, pesados e motos) acima dos R$ 33 bilhões.

O crescimento da modalidade de vendas teve ajuda importante das motocicletas, que anotaram mais de 1 milhão de novas cotas em 2018, 18,9% acima do total obtido no ano anterior.



Tags: Consórcios, veículos, caminhões, ônibus, motos, máquinas agrícolas, implementos, Abac.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência