Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Elétricos | 21/03/2019 | 18h50

Grupo VW e Northvolt criam consórcio para produção de baterias na Europa

Parceria inclui outras empresas para P&D de sete estados da União Europeia

REDAÇÃO AB

O Grupo VW e outros parceiros europeus estão unindo forças para formar a European Battery Union (EBU) com o objetivo de avançar na pesquisa de baterias em toda a Europa. O novo consórcio será liderado pelo Grupo Volkswagen e pela fabricante sueca de baterias Northvolt. Com início das atividades previsto para o começo de 2020, as operações de pesquisa e desenvolvimento se concentrarão em toda a cadeia de valor da bateria, desde as matérias-primas até a reciclagem da bateria. O consórcio prevê outras empresas parceiras para pesquisa e da indústria de sete estados da União Europeia.

Com exceção da Northvolt, a Volkswagen não nomeou suas empresas parceiras. No entanto, informou em nota que “todos os parceiros envolvidos aumentarão os seus investimentos no decurso das atividades adicionais e os conhecimentos adquiridos serão posteriormente trocados entre todos os participantes numa base transnacional”.

A Northvolt e Volkswagen já estão entre os candidatos que apresentaram pedidos ao governo da Alemanha para financiamento da produção de bateria e, portanto, podem ser considerados como um dos consórcios entre as propostas apresentadas.

Em novembro passado, o ministro alemão de assuntos econômicos, Peter Altmaier, estimou que o governo estaria disposto a liberar € 1 bilhão para o financiamento da construção de uma fábrica de bateria. Em fevereiro, o governo abriu inscrições de empresas que gostariam de solicitar o financiamento. Altmaier declarou que quer suprir cerca de 30% da demanda mundial de bateria com a produção alemã e europeia até 2030. Além da Alemanha, a França também se comprometeu a contribuir com € 700 milhões.

Além de Northvolt e da Volkswagen, organizações como a Basf, BMWi e Varta, entre outros, inscreveram para o financiamento alemão. De acordo com o ministério para assuntos econômicos, o número total de empresas interessadas de toda a cadeia é superior a trinta. As inscrições encerraram no dia 8 de março.

Atualmente, o ministério está avaliando todas as propostas e o anúncio dos consórcios vencedores deve acontecer em algumas semanas.



Tags: VW, Volkswagen, Northvolt, baterias, Europa, consórcio, Alemanha.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência