Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Volvo vai combater embriaguez com câmeras nos carros
Segundo a Volvo, a quantidade e o posicionamento das câmeras ainda serão definidos

Segurança | 21/03/2019 | 17h30

Volvo vai combater embriaguez com câmeras nos carros

Sistema para detectar motoristas alcoolizados ou drogados entra em cena a partir de 2020

REDAÇÃO AB

A Volvo passará a instalar câmeras no interior de seus carros a partir de 2020 como forma de impedir que motoristas dirijam sobre efeito de álcool e drogas. Os equipamentos serão instalados inicialmente em modelos concebidos sobre a plataforma SPA2 (evolução da SPA, sobre a qual são montados XC90, XC60, S60 e V60). Num segundo momento a montadora vai detalhar quantas câmeras serão utilizadas e onde estarão.

A medida é parte de um novo plano de ação da Volvo, que percebeu que não conseguiria atingir a própria meta de zerar os acidentes com morte envolvendo seus veículos apenas utilizando recursos eletrônicos avançados de assistência ao motorista. Os três inimigos a combater no novo plano são o excesso de velocidade, a direção sob efeito de álcool ou drogas e a distração.

A primeira medida, bastante polêmica mas muito corajosa, foi anunciada no início do mês, quando a empresa decidiu limitar a velocidade máxima de seus carros novos em 180 km/h a partir do ano-modelo 2021.

Agora, a adoção de câmeras para monitorar os motoristas intoxicados se apoia em pesquisas como a do NHTSA (Administração Nacional de Segurança Rodoviária). O órgão americano revela que quase 30% das fatalidades no trânsito em veículos no ano de 2017 envolveram motoristas intoxicados.

A instalação de câmeras e outros sensores vai permitir a intervenção do próprio carro caso o motorista esteja claramente intoxicado, distraído ou não responda a sinais de alerta. Essa intervenção do automóvel poderá envolver a limitação da velocidade, avisos ao serviço Volvo On Call e, como plano de ação final, a redução da velocidade do carro até a parada total com segurança.

Os equipamentos instalados serão capazes de detectar ausência completa de movimentos na direção por período além do razoável, motoristas com os olhos fechados ou voltados a outro ponto que não seja a pista, além de saídas de faixa de rodagem ou tempos de reação muito lentos.

CHAVEIRO LIMITADOR DE VELOCIDADE A PARTIR DE 2021


A montadora também vai adotar um novo recurso relativamente simples em seus carros, o Care Key. Ele será fornecido como item de série a partir de 2021. Permite que o proprietário defina um limite de velocidade para si mesmo, para seus familiares ou amigos.

O equipamento é especialmente útil contra os mais apressadinhos ou menos experientes, como os recém-habilitados. O Care Key faz parte da nova filosofia da Volvo de combater acidentes graves pela redução da velocidade. Além de aumentar a segurança, o Care Key poderá trazer aos clientes um benefício financeiro pela redução do valor do seguro.



Tags: Volvo, SPA, SPA2, embriaguez, câmeras, XC90, XC60, S60, V60, Care Key.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência