Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Produção de Manaus supera as 100 mil motos em fevereiro

Indústria | 15/03/2019 | 16h30

Produção de Manaus supera as 100 mil motos em fevereiro

No bimestre foram 185,2 mil unidades, 12,3% a mais que no mesmo período de 2018

MÁRIO CURCIO, AB

A produção de motos em fevereiro somou 101,2 mil unidades, registrando alta de 20,5% na comparação com janeiro. Em todo o ano passado, as empresas instaladas em Manaus (AM) só superaram a marca mensal de 100 mil motocicletas no segundo semestre e por duas vezes, uma em agosto (105,3 mil) e outra em outubro (101,1 mil).

A produção total do primeiro bimestre de 2019 foi de 185,2 mil unidades, resultando em alta de 12,3% sobre o mesmo período do ano anterior. As vendas no atacado (das fábricas para a rede) alcançaram as 177,1 mil motos no período, anotando alta de 20,7% na comparação interanual. Os números foram divulgados pela Abraciclo, entidade que reúne fabricantes do setor de motos e bicicletas.



- Faça aqui o download dos dados da Abraciclo
- Veja outras estatísticas em AB Inteligência



“Os números comprovam a retomada do crescimento do mercado. O consumidor se sente mais seguro em investir em um bem de maior valor agregado. Essa confiança está baseada num cenário econômico mais favorável”, afirma o presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian.

MERCADO EXTERNO EM QUEDA


As fábricas brasileiras exportaram neste primeiro bimestre 7,8 mil motocicletas, anotando forte queda de 49,5% em relação ao primeiro bimestre de 2018. A retração no mercado argentino, principal parceiro comercial, explica o tombo.

Com isso os Estados Unidos se tornaram este ano o principal destino das motos brasileiras, com 31,4% de participação (1,6 mil unidades), seguidos da Argentina, com 22,8% (1,2 mil), e da Austrália, com 10% (512 motocicletas).

Os emplacamentos no bimestre totalizaram 174,9 mil unidades, resultando em alta de 24,9% sobre o mesmo período do ano passado. Outro dado relevante foi o aumento da média diária de janeiro para fevereiro, que passou de 4,1 mil para 4,2 mil motos emplacadas.



Tags: Motos, motocicletas, Abraciclo, Marcos Fermanian, produção, atacado, varejo, exportações.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência