Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Mercedes-Benz planeja vender 8 mil ônibus em 2019

Mercado | 12/03/2019 | 16h29

Mercedes-Benz planeja vender 8 mil ônibus em 2019

Negócios estarão concentrados em urbanos, fretados e rodoviários

MÁRIO CURCIO, AB

O mercado brasileiro de ônibus deve fechar 2019 com alta de 6% sobre o ano passado. Serão cerca de 16 mil veículos até o fim do ano e a Mercedes-Benz quer ao menos a metade disso. Os maiores volumes da marca estarão concentrados em modelos urbanos, rodoviários e de fretamento. Neste primeiro bimestre, dos 3,1 mil ônibus emplacados, perto de 1,5 mil foram montados sobre chassis Mercedes.

“A taxa Selic está atrativa e por isso motiva os frotistas”, afirma o diretor de vendas e marketing de ônibus da montadora, Walter Barbosa. O executivo recorda que 2018 já havia sido um ano de recuperação, com alta de 28,3%. Como forma de garantir sua participação de mercado, a Mercedes-Benz ampliou o investimento em sua frota de demonstração.

“A cada biênio investíamos entre R$ 9 milhões e R$ 10 milhões em nossa frota própria de ônibus de demonstração. Para o período 2019-2020 serão R$ 12 bilhões”, afirma Barbosa.



A frota atual de demonstração conta com uma equipe de seis profissionais dedicados e é composta por 21 ônibus. Eles foram encarroçados por Busscar, Caio, Comil, Marcopolo e Neobus. Do total, 11 são modelos rodoviários.

“Eles estão equipados com as tecnologias que queremos demonstrar e que trazem redução de consumo e aumento de segurança”, recorda Barbosa. De acordo com a Mercedes, num ônibus O 500 RSD (modelo com três eixos e tração 6x2) equipado com pacote de tecnologias para redução de consumo, a economia de diesel foi de 5%. Numa frota de mil unidades fazendo o trajeto São Paulo-Belo Horizonte sobrariam R$ 8,6 milhões por ano no caixa da empresa.

Além do pacote de economia, os ônibus de demonstração recebem também tecnologias de segurança como o ACC (controlador automático de velocidade capaz de atuar também sobre os freios), controles de tração e de estabilidade, assistente de permanência na faixa de rodagem e monitoramento da pressão dos pneus, entre outros equipamentos.

“Esses itens despertam bastante interesse em trajetos de serra ou com velocidade média mais alta”, recorda o executivo. A frota da Mercedes realizou 24 demonstrações em 2018, que resultaram em 134 unidades vendidas. Este ano serão 80 demonstrações, o que aumenta bastante a possibilidade de fechamento de negócios. Os ônibus são cedidos em contratos de comodato de 30 ou 60 dias.

MAIS ATENÇÃO AO VAREJO


A partir do segundo semestre a Mercedes-Benz começa a trabalhar com uma pequena equipe voltada ao varejo, traduzido naquelas pequenas empresas com dois a cinco ônibus apenas, mas que respondem por 30% do segmento de ônibus.

Além do trabalho nos concessionários, uma equipe fará ações para captar novos clientes de pequeno porte oferecendo veículos, serviços de manutenção e gerenciamento de frota.



Tags: Mercedes, Mercedes-Benz, ônibus, Walter Barbosa, frotistas, fretamento, rodoviários.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência