Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Mercado interno sustenta maior produção em 5 anos

Indústria | 11/03/2019 | 17h35

Mercado interno sustenta maior produção em 5 anos

Fábricas produziram 455 mil veículos no bimestre, melhor resultado desde 2014

PEDRO KUTNEY, AB

O aquecimento do mercado doméstico brasileiro sustentou a maior produção de veículos no País dos últimos cinco anos no primeiro bimestre do ano. As fábricas produziram em dois meses 455,3 mil unidades, em alta de 5,3% sobre o mesmo período de 2018, no melhor resultado registrado desde 2014, segundo números do setor divulgados na segunda-feira, 11, pela Anfavea, que reúne os fabricantes instalados no Brasil. Para Antonio Megale, presidente da entidade, o ritmo da indústria neste início de 2019 mostra que as empresas apostam em elevação continuada das vendas.

“A produção de fevereiro e do primeiro bimestre é a melhor notícia que temos para dar. O ritmo segue aquecido nas fábricas mostra que as empresas estão se preparando para um bom mercado nos próximos meses”, avalia Antonio Megale.



O mês passado também foi o melhor fevereiro de produção desde 2014, com 257,2 mil veículos fabricados, em crescimento que superou em quase 30% o resultado de janeiro e em 20,5% o de fevereiro de 2018. Como este ano o carnaval foi em março, fevereiro teve mais dias trabalhados nas linhas de montagem, no total de 20, mais ainda assim foram menos do que os 22 dias úteis de janeiro. O que explica o ritmo elevado da alta, portanto, é o esforço para atender à demanda maior do mercado interno – já que as exportações seguem em baixa.



- Faça aqui o download dos dados da Anfavea
- Veja outras estatísticas em AB Inteligência



Um indicativo de que os fabricantes de veículos esperam por vendas maiores nos próximos meses é o volume de estoques, que saltou de 255,4 mil em janeiro para 288,1 mil em fevereiro, o equivalente para sustentar 43 dias de vendas pelo ritmo verificado no mês passado. “Isso quer dizer que as fábricas aceleraram para atender a demanda, já contando com o carnaval em março”, aponta Megale.

Com a produção em alta, o nível de emprego nas fábricas de veículos cresceu um pouco. Foram criadas 514 vagas de um mês para outro, aumentando o número de empregados no setor de 130,5 mil para 131 mil, em ligeiro avanço de 0,4%. Segundo informou Megale, não há mais funcionários em regime de redução de jornada e salário (o PSE), e os trabalhadores afastados temporariamente (layoff) somam agora 696 pessoas, 80 a menos em relação aos 776 em janeiro.

O ritmo atual de produção da indústria está em linha com a projeção da Anfavea para o ano todo, que prevê a fabricação de 3,14 milhões de veículos em 2019, em alta de 9% sobre 2018. Com 455 mil unidades já produzidas no primeiro bimestre, é provável que o primeiro milhão seja atingido até o fim de abril, no primeiro terço do ano, restando então fazer ao menos mais 2 milhões nos outros dois terços para atingir a previsão.



Tags: Anfavea, associação dos fabricantes de veículos, indústria, resultados produção primeiro bimestre 2019.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência