Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Volvo vai limitar a velocidade de seus carros em 180 km/h

Segurança | 08/03/2019 | 20h30

Volvo vai limitar a velocidade de seus carros em 180 km/h

Montadora percebeu que é impossível evitar mortes apenas com tecnologias embarcadas

REDAÇÃO AB

A Volvo vai limitar em 180 km/h a velocidade máxima de seus carros a partir do ano-modelo 2021. A empresa propôs como meta que ninguém mais morra ou sofra ferimentos graves dentro de seus novos carros, mas percebeu que nem mesmo as tecnologias de segurança mais avançadas serão suficientes para atingir esse objetivo se ainda houver excesso de velocidade.

Pesquisas da empresa identificaram três pontos relacionados à segurança que servem de obstáculo à meta de zerar as mortes ou ferimentos graves. O excesso de velocidade é um deles.

"A limitação da velocidade não resolve todos os problemas, mas vale a pena se pudermos salvar uma vida", afirma Hakan Samuelsson, presidente e CEO do Grupo Volvo Car.

Além de limitar a velocidade máxima em estradas, a empresa também está investigando como combinar no futuro um controle inteligente da velocidade do automóvel, reduzindo-a nas proximidades de escolas e hospitais.

Quando se trafega em velocidades muito altas, nem a tecnologia de segurança do carro nem a infraestrutura inteligente ao redor são suficientes para evitar acidentes graves.

Estatísticas mostram que 25% das mortes no trânsito em 2017 foram causadas por excesso de velocidade. De acordo com Jan Ivarsson, especialista em segurança da Volvo, os motoristas têm dificuldade para reconhecer o perigo inerente à velocidade excessiva.

Os outros dois obstáculos encontrados pela Volvo em sua meta de zerar as mortes e ferimentos graves dentro de seus carros são a intoxicação (por álcool ou drogas) e a distração, especialmente aquela causada pelo uso de smartphones.



Tags: Volvo, velocidade máxima, Hakan Samuelsson, Jan Ivarsson, álcool, drogas.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência