Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
IQA inicia novos tipos de testes em laboratório de baterias

Certificação | 28/02/2019 | 20h17

IQA inicia novos tipos de testes em laboratório de baterias

Unidade de Sorocaba passa a fazer análises químicas para limites de chumbo, cádmio e mercúrio

REDAÇÃO AB

O laboratório do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva – localizado no Parque Tecnológico de Sorocaba (SP) inicia a realização de novos testes e análise química dos limites de chumbo, cádmio e mercúrio em pilhas e baterias, conforme resolução do Conama nº 401. Os ensaios envolvem a coleta dos elementos que compõem os produtos e a preparação de soluções para determinar os índices dos metais. Para isso, a unidade foi ampliada de 85 m² para 170 m², além de novos equipamentos de última geração.

“O futuro da indústria depende das baterias em função de diversas tendências como eletrificação, conectividade e eficiência energética, que avançam fortemente”, afirmou o presidente do IQA, Ingo Pelikan, durante a inauguração do espaço ampliado no último dia 21.

Mário Guitti, superintendente do IQA, destacou a preocupação do Instituto em acompanhar tendências para dar suporte à indústria no desenvolvimento de tecnologias. “Esse novo passo do IQA representa uma abertura para o caminho que será trilhado no futuro com a expansão dos veículos elétricos, cujo ponto-chave é a bateria”, apontou.

Homologado desde 2016 pela Coordenação Geral de Acreditação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (CGCRE/ Inmetro), o laboratório do IQA realiza testes para Arla 32 e líquido de freios, além dos ensaios que já possui de baterias, pilhas e líquido de arrefecimento para motor.



Tags: IQA, laboratório, testes, bateria.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência