Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Vendas de pneus recuam 6,1% em janeiro no Brasil

Autopeças | 28/02/2019 | 18h51

Vendas de pneus recuam 6,1% em janeiro no Brasil

Volumes diminuem tanto para montadoras quanto para o mercado de reposição, diz Anip

REDAÇÃO AB

As vendas de pneus no Brasil recuaram 6,1% em janeiro quando comparadas com o mesmo mês do ano anterior, refletindo a queda tanto no mercado original (fornecimento às montadoras de veículos) quanto no de reposição. Os dados foram divulgados na quinta-feira, 28, pela Anip, associação que reúne as fabricantes de pneus.

Em volumes, o total destinado a OEM fechou em 1,17 milhão no primeiro mês do ano, enquanto em janeiro de 2018 foram 1,22 milhão de unidades. Para o mercado de reposição, as entregas fecharam em 3,29 milhões contra os 3,54 milhões de pneus vendidos há um ano.

O resultado geral foi impactado pelo mau desempenho no segmento de automóveis. Em janeiro, as vendas de pneus para esta categoria recuaram 12,7%, com retração para ambos os mercados: original e aftermarket.

Para o presidente da Anip, Klaus Curt Müller, o fraco desempenho da indústria de pneus em janeiro é reflexo do mercado de veículos que foi menor com relação a dezembro.

“No primeiro mês do ano registramos retração nas vendas, assim como o mercado geral automotivo. Porém, seguimos com boa expectativa com relação a atitudes concretas do governo para aumentar a competitividade da indústria e das cadeias produtivas a fim de atrair mais investimentos, inovação e tecnologia para o mercado”, disse em nota o presidente executivo da entidade, Klaus Curt Müller.

Já no segmento de pneus de carga (para caminhões e ônibus), o volume vendido em janeiro foi 8,5% maior do que em mesmo mês de 2018, impulsionada pela demanda positiva das fabricantes de veículos, que compraram quase 40% a mais em um ano. Na reposição, houve leve aumento dos pedidos em 1,5%.

Da mesma forma, as vendas de pneus para veículos comerciais leves (VUCs entre outros) registrou crescimento de 3% no comparativo anual de janeiro, graças à demanda do mercado de reposição, que anotou aumento de 13,4%, ao contrário das vendas para montadoras, que recuaram 10%, sempre considerando as vendas de janeiro. Para motocicletas, a indústria de pneus registrou aumento de 1,2%.

A Anip informa ainda que a balança comercial do setor registrou superávit favorável em US$ 4,8 milhões, embora o volume de pneus importados foi de quase 1 milhão a mais do que o total de pneus exportados.



Tags: Pneus, Anip, vendas, mercado de reposição.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência