Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
ZF terá novo presidente para a América do Sul
Carlos Delich (à esquerda) vai substituir Wilson Bricio na presidência da ZF América do Sul

Carreira | 27/02/2019 | 04h45

ZF terá novo presidente para a América do Sul

A partir do meio do ano Carlos Delich substituirá Wilson Bricio, que se aposenta depois de 17 anos na companhia

GIOVANNA RIATO, AB

A ZF terá novo presidente na América do Sul a partir do meio deste ano. Carlos Delich, 59, dará continuidade ao trabalho de Wilson Bricio, 60, que se aposenta depois de 17 anos na companhia, 14 deles na liderança da operação local. Graduado em engenharia com MBA em administração de empresas e pós-graduação em gestão de engenharia, Delich vai assumir a empresa na região depois de quatro anos no comando da unidade de negócios de sistemas de chassis da ZF na Alemanha.

Neste período, ele coordenou o trabalho de 21 fábricas distribuídas por todo mundo, responsáveis pela produção de componentes e tecnologias para marcas como Audi, BMW, Ford e Jaguar Land Rover. O executivo está na ZF desde 2001 e, neste período, trabalhou na unidade industrial da Sachs, na Argentina, atuou por longo período nos Estados Unidos e trabalhou ainda no México.

O LEGADO DE BRICIO NA ZF


Durante o AB Webinar no último dia 14 de fevereiro, uma de suas mais recentes entrevistas, Bricio falou sobre os desafios de ocupar posição de liderança em uma empresa automotiva enquanto conduz a saída da crise no Brasil e a transformação digital que afeta os negócios no segmento. “Se o propósito da companhia em que você trabalha não te faz levantar da cama feliz de manhã, é melhor procurar outro lugar. Pessoas frustradas não dão bons líderes.”, declarou durante a conversa, enquanto comentava os resultados da pesquisa Liderança do Setor Automotivo.

Com este olhar, Bricio trouxe conquistas importantes para a ZF América do Sul. A operação local se transformou em centro global de desenvolvimento de eixos agrícolas do grupo, como contou nesta entrevista exclusiva. Sob sua coordenação, a companhia também avançou em mercados de alta competição, como o de tecnologia para o powertrain de veículos comerciais.

Em paralelo ao trabalho na ZF, Bricio presidiu por três anos a VDI, Associação de Engenharia Brasil-Alemanha e, depois deste período, se tornou presidente de honra da instituição. Na gestão dele, a entidade trabalhou para explorar as tendências globais em engenharia e tecnologia. Além disso, a organização investiu na promoção da diversidade no setor, que é predominantemente masculino e branco em um país que abriga diferentes etnias e conta com ampla população feminina.

Como resultado do trabalho, a VDI desenvolveu o conceito de inovação inclusiva. O executivo defende que, ao fomentar a participação de perfis diversos, as empresas abrem “um potencial enorme ao trazer formas diferentes de pensar, de perceber o mundo. Todos estes olhares estão corretos e podem se complementar. É aí que conseguimos uma combinação explosiva em termos de potencial de sucesso.”

Segundo Bricio, liderar é, acima de tudo, trabalhar bem com pessoas, algo que ele diz ter se empenhado em desenvolver ao longo de sua carreira. Na ZF, a marca desta busca foi o desenvolvimento de modelos de trabalho mais colaborativos e flexíveis, com o compartilhamento de recursos entre divisões, por exemplo, solução criada no Brasil e reproduzida globalmente.



Tags: ZF, Carlos Delich, Wilson Bricio, carreira.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência