Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Fras-le chega aos 65 anos em ampla expansão internacional
Fábrica e sede da Fras-le em Caxias do Sul (RS)

Autopeças | 21/02/2019 | 19h36

Fras-le chega aos 65 anos em ampla expansão internacional

Em dois anos fabricante de pastilhas e lonas de freios abriu sete novas operações

REDAÇÃO AB

A Fras-le completa 65 anos nesta sexta-feira, 22, no maior ciclo de expansão internacional de sua história. A fabricante de pastilhas e lonas de freios abriu sete novas operações no Brasil e no exterior nos dois últimos anos. Integrante do grupo Empresas Randon, atualmente o portfólio de produtos da empresa está presente em 126 países.

“A Fras-le chega aos 65 anos vivendo um momento extremamente gratificante, estamos desenvolvendo alta tecnologia, entregando satisfação a clientes e investidores, levando ao mundo produtos de alta performance”, afirma o CEO Sérgio Carvalho.



Somente em 2017 foram adquiridas três empresas na Argentina e no Uruguai e criados o escritório de vendas e o centro de distribuição na Colômbia. Na China, a Fras-le duplicou sua fábrica. No Brasil, foi selada uma sociedade com a multinacional americana Federal Mogul, hoje pertencente ao grupo Tenneco, que no início do ano seguinte resultou na formação da Jurid do Brasil, em Sorocaba (SP), com atuação no fornecimento direto a montadoras de veículos leves em toda a América do Sul.

Em 2018, a expansão internacional continuou para a Índia, com a criação da joint venture ASK Fras-le Friction. Ainda no ano passado foi iniciada a parceira com a Nucap, com a aquisição dos direitos para fabricação de plaquetas com sistema de ancoragem mecânica (NRS, de Nucap Retention System), ampliando o uso da tecnologia na linha de pastilhas comerciais. Em julho foi renovado, por mais 10 anos, o contrato com a americana Meritor, solidificando acordo que já dura mais de 20 anos para venda e distribuição de materiais de fricção para veículos comerciais nos Estados Unidos, Canadá e México.

Em outubro passado, a Fras-le realizou mais uma aquisição e ampliou seu foco de atuação, ao comprar integralmente as ações da Jofund, detentora da marca Fremax de discos de freios, em combinação com os negócios de pastilhas, adicionando assim 2.500 referências ao seu portfólio.

Somando tudo, a Fras-le está entre as cinco maiores fabricantes do mundo de elementos de fricção para freios, com fábricas no Brasil e países como Estados Unidos, Argentina, Uruguai e China. Também mantém centros de distribuição na Argentina, Colômbia, Europa e Estados Unidos, além de operações comerciais nos Estados Unidos, Colômbia, Chile, Europa, México, Emirados Árabes e África do Sul.

A empresa tem área própria de pesquisa e desenvolvimento, integrado por laboratórios químico, físico e piloto, além fazer uso do Centro Tecnológico Randon (CTR), o maior do gênero da América do Sul independente de fabricante de veículos, para homologar produtos fornecidos às principais montadoras.



Tags: Fras-le, autopeças, indústria, Empresas Rabdon, freios, pastilhas, lonas, discos, aniversário, Federal Mogul Jurid, ASK, Meritor, Jofund Fremax.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência