Da esq. para dir.: governador do PR, Ratinho Junior; prefeito de S.J. Pinhais, Antônio Fenelon; CEO da VW Am. Latina, Pablo Di Si; diretora de assuntos corporativos, Priscilla Cotezze, diretor de assuntos governamentais, Antônio Megale
A Volkswagen mostrou em detalhes o novo utilitário esportivo T-Cross no momento em que sua fábrica paranaense de São José dos Pinhais completa 20 anos. A planta recebeu R$ 2 bilhões para a fabricação do modelo e foi ampliada em 5,5 mil metros quadrados.
Um novo setor de armação de carroceria foi implantado com 239 robôs, alguns deles colaborativos, que atuam em conjunto com operários. O T-Cross entrou em produção em janeiro. Em abril trará de volta o segundo turno de trabalho e 500 operários.
Estes vinham cumprindo layoff (afastamento temporário remunerado) havia cerca de dois anos e já estão passando por treinamento. Com eles a unidade paranaense emprega 2.650 funcionários. Além do T-Cross a unidade produz os Volkswagen Fox e Golf e os modelos Audi A3 sedã e Q3.
“Com o segundo turno passaremos a produzir entre 630 e 650 carros por dia. Desse total, 400 serão do T-Cross”, afirma o presidente e CEO da Volkswagen para a América Latina, Pablo Di Si.
Ele recorda que no ano passado a fábrica de São José dos Pinhais teve apenas 147 dias trabalhados e para este ano estão programados 252 dias.
EXPORTAÇÕES PARA FORA DO CONTINENTE
As exportações do T-Cross para a América Latina terão início ainda este ano e o carro nacional não ficará restrito ao continente americano. A partir de 2020 também será vendido em países da África, Ásia e Europa. Egito, Argélia e Turquia já são destinos confirmados.
“As equipes brasileiras estão desenvolvendo o carro para diferentes mercados”, garante Di Si. Segundo o executivo, o T-Cross tem 70% de conteúdo nacional e a intenção é elevar para 80% ou 90% em dois ou três anos. O desejo é que a maior parte desses novos itens seja feita no Paraná.
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