Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Há 100 anos, Goodyear iniciava atividades no Brasil
Detalhe do conceito Oxygene, que possui uma subestrutura cheia de musgo (vivo) em seu centro, que respira CO2 e exala oxigênio

Indústria | 18/02/2019 | 19h28

Há 100 anos, Goodyear iniciava atividades no Brasil

Empresa comemora trajetória e tecnologias inseridas no mercado ao longo do século

REDAÇÃO AB

A Goodyear está comemorando 100 anos de presença no Brasil: em 1919, a empresa montava seu primeiro escritório de vendas no País, localizado no Rio de Janeiro, com um armazém para os pneus importados. De lá para cá, a empresa, que possui 110 anos de fundação, avançou em portfólio e porte da operação local, com a inauguração de sua primeira fábrica, em 1939, em São Paulo, no bairro do Belenzinho, para a fabricação de pneus e saltos de sapatos. Já em 1943, iniciou a produção de pneus de avião, e no ano seguinte, mangueiras e correias.

Com o conceito “Movidos pelo Futuro, Guiados pela Tradição”, as comemorações iniciaram ainda em 2018, durante o Salão do Automóvel de São Paulo, onde Goodyear participou como o pneu oficial do evento, lançando o logotipo comemorativo do centenário e trazendo dois pneus conceito ao Brasil, o Eagle 360 Urban e o Oxygene.

Entre os principais fatos da história da empresa no Brasil, estão a adoção do raiom no lugar do algodão nas lonas dos pneus (1938), primeiro milhão de pneus fabricado no Brasil (1946), lançamento do famoso pneu Papaléguas (1954), que por mais de cinco décadas fez parte de várias gerações de profissionais do transporte, criação do departamento para atender as fabricantes de veículos (1957), início do fornecimento oficial de pneus para Fórmula 1 (1968), inauguração da fábrica de Americana, em São Paulo, a maior da empresa na América Latina (1973), primeiros pneus radiais para automóveis (1977) e radiais de aço para caminhões e ônibus (1978), implantação dos auto centros Goodyear (1987), início dos voos do dirigível Spirit of the Americas no Brasil (1998).

Em 2000, a empresa inaugurou uma fábrica de materiais para recauchutagem em Santa Bárbara (SP), além de reiniciar a produção de pneus de avião flight leader.

No ano seguinte, fábrica de Americana ganhou um campo de provas e em 2012, a unidade recebeu investimento de US$ 240 milhões para modernização e ampliação.

Mais recentemente, em 2016, a companhia apresentou o pneu Eagle 360 no Brasil, primeiro país a receber o protótipo após o seu lançamento no Salão de Genebra, naquele mesmo ano.



Tags: Goodyear, 100 anos, pneu.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência