Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Ford adota nova ferramenta 3D para design de veículos

Engenharia | 04/02/2019 | 15h20

Ford adota nova ferramenta 3D para design de veículos

Gravity Sketch permite pular etapa de esboços no papel e traz rapidez no desenvolvimento de carros

REDAÇÃO AB

A Ford está utilizando uma nova ferramenta de realidade virtual em 3D que permite projetar carros por meio de gestos a partir de rastreadores de movimentos e óculos especiais, sem que seja preciso passar pela fase de esboço em caneta e papel. Chamado Gravity Sketch, o método revoluciona o trabalho dos estúdios de design ajudando a reduzir o tempo de desenvolvimento dos veículos.

“Poder enxergar todos os ângulos do carro em 360 graus enquanto ele está sendo desenhado libera a criatividade e reforça nossa proposta de centrar o design no cliente desde o início de cada projeto”, diz o gerente de design da Ford nos Estados Unidos, Michael Smith.



O design tradicional de automóveis começa com um esboço 2D, que depois é digitalizado para que se tenha uma imagem de alta qualidade. Mais tarde ele é transformado em modelo 3D por um software de design auxiliado por computador (CAD). Esse modelo então é transferido a um ambiente de realidade virtual para análise da viabilidade. Isso pode levar semanas e obriga os designers a selecionar com cuidado cada projeto que chega ao estágio de modelagem 3D.

Com o Gravity Sketch todo o processo é feito em questão de horas, usando desde o início um modelo 3D que permite pular o estágio 2D. Os projetistas podem criar o veículo em torno do motorista, girando e visualizando o design 3D em qualquer ângulo e tamanho, e também entrar no esboço para ajustar seus detalhes internos.

“Essa colaboração com os designers nos permitiu mergulhar em seus processos criativos e descobrir modos de ajustar o aplicativo para melhor atender às suas necessidades”, diz o CEO e um dos fundadores da empresa que criou o Gravity Sketch, Oluwaseyi Sosanya.

Segundo a Ford, a introdução da nova ferramenta em todos os seus estúdios globais de design dará agilidade ao fluxo de trabalho e permitirá maior colaboração em tempo real entre os times.

Assista ao vídeo que demonstra o Gravity Sketch:




Tags: Ford, Gravity Sketch, Michael Smith, Oluwaseyi Sosanya.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência