Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Volvo Car espera salto de 17% este ano após crescer 96% em 2018
Volvo S60: em breve no Brasil para ampliar linha da marca

Importados | 09/01/2019 | 20h07

Volvo Car espera salto de 17% este ano após crescer 96% em 2018

Aumento da gama de produtos e oferta de híbridos são armas para seguir ganhando mercado

PEDRO KUTNEY, AB

Libertar-se das amarras da sobretaxação e das cotas de importação impostas pelo Inovar-Auto fez muito bem à Volvo Car no Brasil, que em 2018 contabilizou crescimento espetacular das vendas de 96% na comparação com 2018, em meio ao segmento premium que cresceu só 10%. Os 6.836 carros emplacados no País ultrapassaram com folga o recorde de 5.212 unidades de 2011 e alçaram a fabricante sueca ao posto de quarta marca premium mais vendida do mercado brasileiro, com 13,9% de participação, tomando o lugar da Land Rover.

Para 2019, com a ampliação da gama de produtos e maior oferta de híbridos, a estimativa dos executivos da empresa é continuar a crescer: espera-se a venda de 8 mil unidades, o que será uma nova expansão de dois dígitos, desta vez de 17%, mas sobre base de comparação muito mais alta que no passado.

A Volvo Car soube aliar o fim das limitações do Inovar-Auto com uma arrojada ofensiva de lançamentos de produtos, especialmente no segmento de utilitários esportivos, o que mais cresce no País. Seu campeão de vendas, o SUV médio XC60 foi lançado em 2017, mas no ano passado teve a gama ampliada com a chegada da versão diesel em duas configurações e do motor híbrido na versão R-Design, elevando em 24% o número de emplacamentos para 2.917 no ano.

Em 2018 o XC60 ganhou a companhia de seu irmão menor e mais barato da linha de SUVs da Volvo, o compacto-médio XC40, outro provável líder de sua faixa de mercado, que desde abril, quando foi apresentado aos clientes brasileiros, até dezembro passado contabilizou 2.396 vendas. Para completar a oferta de utilitários esportivos da marca, no topo do segmento, foram emplacadas 877 unidades do SUV de grande porte XC90, com robusto crescimento 65,8% sobre 2017.

O ano contou ainda com a chegada das novas gerações do sedã grande S90 e da station wagon V60, que complementam a linha da Volvo Car no País com números pequenos de vendas.

Também mostrou ser a acertada estratégia de ampliar a oferta de versões híbridas plug-in, que têm maior autonomia para rodar em modo 100% elétrico, podem recarregar as baterias na tomada e quando rodam com os motores elétrico e a combustão em conjunto oferecem uma agradável tocada esportiva com tração integral. No ano passado a Volvo vendeu 302 híbridos plug-in no País dos modelos XC60 T8, XC90 T8 e S90 T8, um salto de 134% sobre 2017. É esperada a continuação do crescimento desse segmento em 2019, com a chegada de novas opções, incluindo o sedã médio S60 T8.

Fabricado exclusivamente nos Estados Unidos, o novo S60 foi lançado no último trimestre de 2017 e deve chegar ao Brasil no meio do ano. Isso vai recolocar a Volvo na briga pela terceira maior fatia do mercado premium, formada pelos sedãs médios e até agora dominada pelos alemães BMW Série 3, Mercedes-Benz Classe C e Audi A4. A marca sueca espera tomar 15% das vendas desse segmento, o que deverá contribuir significativamente para alcançar a projeção de mais crescimento em 2019.

RECORDE GLOBAL



Os bons resultados da Volvo Car não aconteceram só no Brasil, mas no mundo todo. Em 2018 a marca bateu seu quinto recorde anual de vendas consecutivo, pela primeira vez ultrapassando a marca de 600 mil veículos vendidos globalmente: foram 642,2 mil unidades, em crescimento de 12,4% sobre 2017.

Cerca de metade das vendas de carros Volvo ainda acontece na Europa, onde a marca entregou 317,8 mil unidades, em alta de 6,4% sobre o ano anterior. A China (onde fica a atual controladora da Volvo Car, a Geely) foi o segundo maior mercado, com 130,6 mil veículos entregues, expansão anual de 14,1%. Em terceiro, os Estados Unidos compraram 98,3 mil Volvo, mas o crescimento de 20,6% foi maior que o dos outros países líderes.

Em 2018 o XC60 foi o campeão global de vendas da Volvo, chegando a 189.459 carros. Na sequência vem o XC90 com vendas totais de 94.182 unidades e o V40/V40 Cross Country com 77.587. O XC40 contou com 75.828 unidades, enquanto o S90 gerou volume de 57.142.



Tags: Volvo Car Brasil, mercado, crescimento em 2018, projeção 2019, S60.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência