Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Fornecedores automotivos invadem a CES 2019

Novos negócios | 08/01/2019 | 17h31

Fornecedores automotivos invadem a CES 2019

Ao lado das fabricantes de veículos, empresas como ZF, Bosch e Continental mostram tecnologia no evento

GIOVANNA RIATO, AB

Há alguns anos o setor automotivo se esparrama pelos pavilhões da CES, a Consumer Electronics Show, maior feira de tecnologia do mundo, realizada anualmente em Las Vegas, Estados Unidos. É difícil precisar quando este movimento começou a ganhar consistência, mas o fato é que virou tradição ver montadoras e as empresas preocupadas com a oferta de soluções de mobilidade tomarem conta de um espaço considerável da feira. É um sinal dos tempos: acabou a era do carro como um dispositivo mecânico, analógico. Assim como o smartphone e a televisão, o automóvel se transforma em um bem atualizável, que pertence ao mundo digital, com quilos de chips, processadores e transmissores embarcados que representam cada vez maior valor do produto.

Na edição de 2019 da CES, que abriu as portas para a imprensa no domingo, 6, e recebe o público até o dia 11, os fornecedores automotivos engrossam o coro de quem aposta nesta transformação e fizeram companhia às montadoras que participam do evento. Empresas como Bosch, ZF e Continental, que desenvolvem sistemas e tecnologia para a produção de veículos, não quiseram ficar para trás e aproveitaram o palco global de inovação para mostrar novidades.

Para acompanhar a toada do ecossistema de tecnologia presente na CES, o setor automotivo atualiza, inclusive, o próprio vocabulário para participar da feira. Ninguém ali é “montadora” ou “fornecedor”, mas todo mundo é provedor de soluções de mobilidade ou de tecnologia. Pouco é dito sobre detalhes de motor, câmbio e embreagem, mas muito se fala sobre recursos de internet das coisas, inteligência artificial, conectividade 5G e automação.

Além da feira de tecnologia, a CES inclui uma série de palestras e seminários: são mais de 250 atividades na programação. Com o reforço da indústria automotiva, a organização projeta que o evento receba mais de 180 mil visitantes ao longo da semana. Não parece tanto quando a mostra é comparada à audiência dos grandes salões automotivos que acontecem pelo mundo. A questão é que enquanto os eventos tradicionais enfrentam dificuldade para manter o público e as empresas participantes, a força do salão da tecnologia só cresce.

Conheça algumas novidades apresentadas na CES 2019:



- NISSAN I2V CRIA NOVA EXPERIÊNCIA DENTRO DO CARRO


A fabricante japonesa apresentou na feira o sistema Invisible-to-Visible (I2V ou Invisível para Visível), que terá ampla aplicação na condução autônoma, segundo a empresa. A solução mostra dentro do carro informações que seriam invisíveis sem a tecnologia. É possível saber, por exemplo, se há carros estacionados atrás de determinado prédio. Para garantir informações tão complexas, o dispositivo combina dados coletados por sensores, além de informações coletadas por outros veículos e objetos conectados e armazenadas em nuvem. Todos os dados são exibidos para o motorista de forma interativa.

Segundo a fabricante, o I2V tem potencial para melhorar a experiência dos ocupantes no carro. Em um dia de chuva, o sistema pode projetar o cenário de uma tarde ensolarada dentro do automóvel, aponta a companhia. Outra possibilidade é o automóvel apresentar informações turísticas durante uma visita a uma nova cidade, ou ajudar o condutor a decidir um lugar para jantar.



- ZF DESTACA SENSORES PARA VEÍCULOS AUTÔNOMOS


A alemã ZF apostou em mostrar na CES seus recursos mais recentes em sensores e câmeras – justamente os dispositivos essenciais para tornar viável sistemas como o apresentado pela Nissan. Segundo o fornecedor automotivo, as soluções permitem detectar com precisão o entorno do carro e, assim, garantir segurança para que os veículos rodem de forma autônoma.

Entre as novidades da ZF está o Sound.AI, tecnologia que promete conferir aos carros a capacidade de ouvir. Com isso, o sistema pode detectar a aproximação de uma sirene, por exemplo, e identificar de onde ela vem.

Com sensores tão avançados, os automóveis precisarão de uma boa capacidade de processamento. Por isso a ZF mostrou também o ProAI Robo Think, arquitetura que garante aos veículos um potencial bem maior para cruzar informações, segundo a empresa. A companhia mira em um mercado de clientes mais amplo para a solução. Além das montadoras, que já compram tecnologias da ZF, há potencial para atrair “novas empresas no segmento de serviços de mobilidade”, segundo destacou a organização em comunicado.



- BOSCH PREPARA SERVIÇOS COM CARROS AUTÔNOMOS


Assim como a concorrente ZF, a também alemã Bosch exibiu uma série de novidades relacionadas ao avanço dos carros autônomos. A empresa destacou no evento a parceria com a Daimler para testes de um serviços táxi com veículos equipados com a tecnologia. O projeto começará na cidade de San José, na Califórnia, EUA, e terá nível de automação entre 4 e 5, podendo rodar de forma completamente independente de um motorista.

A empresa também apresenta o sistema de carregamento de conveniência para carros elétricos, que combina informações de distância, nível da carga da bateria e custos para oferecer ao condutor a melhor opção de reabastecimento.



- HARLEY-DAVIDSON APOSTA EM ELETRIFICAÇÃO


As tradicionais motocicletas "vibratórias" da marca vão ganhar novo apelo nos próximos anos. A Harley-Davidson apresentou na CES detalhes da LiveWire, seu primeiro modelo com propulsão elétrica. A promessa da fabricante é de incorporar na novidade muitos recursos de conectividade, como mostrar a localização da moto e o status de uso e carga da bateria diretamente no celular do piloto. O lançamento faz parte do plano estratégico de renovação da companhia até 2027.



- HERE TECHNOLOGIES APRESENTA NAVEGAÇÃO POR ASSINATURA


A Here Technologies, empresa de soluções de localização e digitalização de mapas controlada por um grupo de montadoras, anunciou no evento o Navigation On Demand, serviço de mapas e navegação oferecido por assinatura. A companhia lançou ainda o OLP Marketplace, plataforma para a troca de dados de navegação captados pelos mais diversos sensores. Ao reunir tudo ali, diferentes desenvolvedores e companhias poderão usar as informações para criar serviços. O objetivo é acelerar a inovação guiada por dados, aponta a empresa.



- BMW DESTACA MOTO AUTÔNOMA


Enquanto a Harley-Davidson mostra motocicleta elétrica, a BMW leva para a CES o conceito R 1200 GS, modelo autônomo que acelera, pilota e para sozinho. A novidade foi apresentada pela primeira vez em setembro de 2018 e, segundo a marca, ajuda o motorista a aprimorar a condução, já que corrige os movimento, além, claro, de evitar acidentes.



- AUDI INVESTE EM CONTEÚDO A BORDO


A marca mostra na CES um sistema de entretenimento a bordo para os carros: um óculos de realidade virtual para jogos e filmes. A experiência imersiva acompanha os movimentos do automóvel e, portanto, se há uma curva à direita, o mesmo acontece com a espaçonave do game “Os Vingadores: Rocket’s Rescue Run". A brincadeira para os ocupantes do banco traseiro do automóvel foi criada em parceria com a Disney por uma startup cofundada pela Audi que trabalha em soluções de entretenimento a bordo, a Holoride.



Tags: CES, evento, tecnologia, mobilidade, fornecedores.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência