Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Grupo Traton formaliza transformação de AG para SE

Negócios | 07/01/2019 | 19h35

Grupo Traton formaliza transformação de AG para SE

Nova forma jurídica mantém a identidade legal e econômica da companhia

REDAÇÃO AB

O Grupo Traton - que integra as marcas Volkswagen Caminhões e Ônibus, MAN, Scania e Rio – formaliza a transformação de sua forma jurídica AG (termo em alemão para sociedade anônima) para SE, que significa sociedade europeia de capital aberto. Com a sua entrada no registro comercial, o que deverá ocorrer em algumas semanas, a empresas passará a operar sob a nomenclatura Traton SE, homologando sua identidade internacional. No entanto, continuará sediada em Munique, Alemanha, embora algumas das funções permanecerão ancoradas na Suécia, em Södertälje.

“A forma jurídica SE nos dá a oportunidade de integrar ainda mais as empresas regionais do Grupo Traton e nos posicionar ainda melhor na arena global com uma identidade corporativa europeia”, disse o presidente do grupo, Andreas Renschler.

A transformação jurídica foi aprovada pelo conselho na reunião anual de acionistas em 14 de dezembro, quando também indicou os membros do conselho de supervisão para o assunto. Andreas Renschler (presidente), Christian Schulz (finanças e estratégia), Joachim Drees (MAN), Henrik Henriksson (Scania), Roberto Cortes (Volkswagen Caminhões e Ônibus), Carsten Intra (recursos humanos e TI) e Christian Levin (compras, desenvolvimento e planejamento estratégico de produto) foram nomeados membros da diretoria executiva da Traton SE.

Na ocasião, também foram apontados Hans Dieter Pötsch como presidente e Athanasios Stimoniaris como seu vice. Metade dos vinte membros do Conselho de Supervisão são representantes dos funcionários dos locais europeus e os funcionários destas localizações também estarão representados no futuro conselho de empresa da SE.

Os nove membros adicionais do lado dos acionistas são: Manfred Döss (Volkswagen AG), Gunnar Kilian (Volkswagen AG), Albert Kirchmann, Julia Kuhn-Piëch, Nina Macpherson, Christian Porsche, Wolf Michael Schmid, Hiltrud Werner (Volkswagen AG) e Frank Witter (Volkswagen AG).

Os seguintes nove representantes adicionais do lado empregado foram nomeados para o Conselho de Supervisão da futura Traton SE: Torsten Bechstädt (Volkswagen AG), Mari Carlquist (Scania), Jürgen Kerner (IG Metall), Lisa Lorentzon (Scania), Bo Luthin ( IF Metall), Michael Lyngsie (Scania), Bernd Osterloh (Volkswagen AG), Karina Schnur (MAN) e Steffen Zieger (MAN).

“A SE oferece aos funcionários de toda a Europa a possibilidade de participação conjunta. Também vemos isso como uma oportunidade para intensificar ainda mais a cooperação entre as empresas e os sindicatos no interesse dos funcionários e do Grupo no mercado de veículos comerciais ”, declarou Athanasios Stimoniaris, presidente do futuro Group Works Council da Traton SE. Segundo a companhia, sua transformação para uma SE não conduzirá a quaisquer alterações nas estruturas existentes e no princípio da participação conjunta ao nível das instalações de produção e empresas do grupo.



Tags: Grupo Traton, Traton SE, Volkswagen Caminhões e Ônibus, MAN, Scania.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência