Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Indústria | 07/01/2019 | 15h33

Na Argentina, vendas e produção fecham ano em baixa

Fábricas trabalharam apenas nove dias em dezembro. Exportação salvou 2018 com alta de 28,5%

REDAÇÃO AB

A forte retração do mercado interno na Argentina antecipou as férias coletivas nas fábricas de veículos, que em média contaram apenas nove dias de trabalho em dezembro e produziram 20,5 mil unidades, 44,4% a menos que em novembro e queda de 38,5% na comparação com o mesmo mês de 2017. Com isso, o ano fechou com baixa de 1,4% na produção, que somou 466,6 mil unidades em 2018. Os números foram divulgados esta semana pela Adefa, que reúne os fabricantes instalados no país.

O resultado anual só não foi pior por causa das exportações, em sua maior parte para o mercado brasileiro que terminou o ano em crescimento de quase 15%. No ano os fabricantes instalados na Argentina exportaram 269,4 mil veículos, que representaram 57% da produção do país, em alta de 28,5% sobre 2017. Mas houve desaceleração dos embarques no fim do ano, com 22,9 mil unidades exportadas em dezembro, em recuo de 11,9% sobre novembro, ainda que o número foi 26,1% maior do que o verificado no mesmo mês do ano anterior.

Já o resultado das vendas doméstica foi desastroso, com efeito negativo direto nas exportações brasileiras de veículos, que fecharam o ano em queda superior a 15% porque têm a Argentina como destino de 70% dos embarques. Os argentinos compraram 681,8 mil veículos em 2018, queda de 23% sobre 2017, em volume muito abaixo das expectativas iniciais de 2018, quando o mercado apontava para quase 1 milhão de unidades.

O desempenho mensal mostra que o mercado argentino segue apontando para baixo, sem nenhuma perspectiva de retomada. Em dezembro foram vendidos na Argentina 48,4 mil veículos novos, em acentuada baixa de 46,3% em relação ao volume de novembro e redução de 46,4% comparado com o mesmo mês do ano anterior.



Tags: Argentina, Adefa, produção, exportação, vendas, balanço 2018.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência