Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Um ano para enxergar mais longe, com muitas transformações à vista

AB | 18/12/2018 | 16h25

Um ano para enxergar mais longe, com muitas transformações à vista

Automotive Business estará atenta às mudanças, com balanço de muito trabalho em 2018 e muito a fazer em 2019

REDAÇÃO AB

Este ano termina (finalmente!) com a sensação de que será possível enxergar mais longe em 2019, de um lado com o aprofundamento das transformações disruptivas que estão reorientando o propósito da indústria automotiva no mundo inteiro, enquanto aqui no Brasil, com a política setorial aprovada, o Rota 2030, que define e dá regramento ao rumos deste importante segmento da economia nacional nos próximos 15 anos, tocando em temas caros ao setor, como metas de eficiência energética e de adoção de modernos sistemas de segurança veicular, estímulo à nacionalização de componentes e incentivos à pesquisa e desenvolvimento dos fabricantes de veículos e autopeças no País.

Não é pouca coisa, mas não parece suficiente diante dos enormes desafios que se avizinham dessa indústria que precisa urgentemente requalificar o seu propósito, sua razão de existir. Outro fator que joga incerteza no horizonte é o novo governo que toma posse em janeiro com ideias ultraconservadoras e liberais do passado, que sempre teima em voltar ao presente para assombrar o futuro. Integrantes da nova (?) gestão já disseram que não gostam de políticas industriais setoriais e abominam qualquer tipo de incentivo fiscal, por isso tratam os mirrados estímulos do Rota 2030 como “pautas-bomba” aprovadas pouco antes do fim da atual gestão-tampão.

Ao menos o mercado nacional de veículos voltou a crescer de forma robusta este ano, o que traz certo alívio e otimismo, mas pode encobrir (de novo) os problemas que deveriam ser resolvidos para que não voltassem a assombrar o setor ano após ano. A falta de competitividade internacional originada na tacanhez tecnológica dos produtos feitos aqui, embora em evolução, ainda é uma séria questão a tratar, com e sem governo.

Mas não é intenção esgotar este e outros tantos assuntos relacionados agora, no apagar das luzes de 2018, que é só o começo de 2019 cheio de muito trabalho. Nossa intenção aqui é apenas avisar que estamos atentos às mudanças e a tudo mais que virá no setor. Vamos trabalhar a todo vapor com o objetivo de enxergar mais longe, além do horizonte, e dividir o que veremos com você, o maior ativo da maior plataforma de informação do setor automotivo nacional.

MUITO TRABALHO EM 2018, NOVIDADES EM 2019



Para dar uma ideia do quanto é intenso o trabalho que estamos fazendo para cobrir o dia-a-dia do setor automotivo, o Portal AB – que passou por profunda reformulação e ganhou novo visual a partir de fevereiro – veiculou este ano até agora 1.647 notícias e reportagens sobre todos os diversos segmentos da cadeia automotiva, que foram lidas por 130 mil pessoas que visitam o site a cada mês, que visualizam na média mensal 1,5 milhão de páginas e assistiram 45 mil minutos de vídeos da ABTV.

Pouco mais de 27 mil leitores qualificados receberam no decorrer de 2018 o total de 242 newsletters diárias, 48 resumos semanais, 41 boletins de Inovação e 36 do AB Inteligência – a área do portal dedicada a publicar estatística e estudos.

Os já tradicionais eventos promovidos por Automotive Business, oito no total em 2018, atraíram mais de 2,3 mil participantes. Eles se juntaram a oito AB Webinars, com entrevistas exclusivas que contaram com a participação, em média, de 400 inscritos a cada edição, que puderam interagir com os entrevistados ao enviar perguntas on-line e ao vivo. Para o próximo ano já estão previstos 16 webinars.

Em 2019 vamos oferecer um novo portfólio de eventos, a começar pelo que será o maior já visto no setor, o Automotive Business Experience 2019, ou ABX2019, que está sendo preparado para receber em 27 de maio 2 mil participantes que poderão mergulhar em uma experiência de transformação ao poder assistir palestras e painéis de 120 palestrantes em seis palcos simultâneos montados em área de 9 mil m2 um dos pavilhões do Expo SP – o mesmo local que abriga o Salão do Automóvel de São Paulo. O evento irá substituir e dobrar o reconhecido sucesso do Fórum da Indústria Automobilística, realizado desde 2009.

Em 19 de agosto será a vez de realizar a oitava edição do Workshop Planejamento Automotivo 2020, que recebe cerca de 600 participantes interessados em antever os principais fatos e tendências para planejar o ano seguinte.

Em setembro acontece o II Fórum Presença Feminina no Setor Automotivo, iniciativa lançada com sucesso este ano, baseada em apresentar os resultados da pesquisa que aferiu de forma inédita a participação das mulheres na indústria automotiva, e acabou se transformando em importante (e até agora único) evento para debater e estimular a diversidade de gênero no setor. Está em elaboração a segunda edição da pesquisa, que virá acompanhada do lançamento da Rede AB Diversidade, que ampliará o debate sobre o tema.

Para completar o portfólio de eventos, ao longo de 2019 serão realizados oito AB Labs, uma fórmula mais intimista, com menor número de participantes para permitir maior interação, de evento desenhado para gerar conhecimento por meio de palestras exclusivas e troca de conhecimentos entre executivos e executivas do setor, que buscam desenvolver ideias e resolver problemas em conjunto. Ainda sobre este tema, este ano Automotive Business realizou e apresentou a inédita Pesquisa Liderança do Setor Automotivo, que traçou o perfil e mostrou as principais preocupações dos executivos que comandam essa indústria. Novas iniciativas como esta fazem parte de nossos objetivos em 2019.

A Revista Automotive Business entra em seu décimo ano, distribuída de forma gratuita a cada dois meses para 10 mil leitores do setor, que também podem ser a publicação em formato digital. Sempre com reportagens que mostram de maneira ampla as principais tendências da indústria, em 2018 a revista terá quatro edições que vão aprofundar ainda mais sua vocação de apresentar análises precisas sobre o futuro do setor.

Definitivamente 2018 não foi um ano fácil, superando a resistência até mesmo dos mais fortes para o trabalho. E nada indica que 2019 seja menos extenuante. Há muito a debater, fazer e informar, nossa missão número um aqui em Automotive Business. Por isso vamos fazer uma necessária pausa. A partir de hoje entramos em férias coletivas e ficaremos com o freio de arrumação puxado até o próximo 6 de janeiro, voltamos dia 7 com forças renovadas para mais um ano de muitas notícias e novidades.

Aproveitamos o fim deste 2018, o fechamento de mais um ciclo do calendário gregoriano, para agradecer seu prestígio, que só faz aumentar o nosso e nos obriga a fazer nosso melhor. Boas Festas e um Ano Novo repleto de boas realizações. Até 2019!

Equipe AB



Nesse período de recesso (18/12/2018 a 6/1/2019) serão suspensas as newsletters diárias, o portal será atualizado com frequência reduzida, mas permanecemos de platão para qualquer acontecimento extraordinário.



Tags: Automotive Business, Portal AB, AB Experience ABX 2019, balanço, projeção, Rota 2030.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV