Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia | 06/12/2018 | 17h21

ABB investe R$ 1 milhão para ampliar centro de treinamento em robótica

Estrutura atenderá demanda do setor automotivo, principal mercado para soluções de indústria 4.0 no Brasil

REDAÇÃO AB

De olho no avanço da indústria 4.0, a ABB, que oferece soluções de automação a vários segmentos, aplicará R$ 1 milhão na ampliação de seu Centro de Treinamento de Robótica no Brasil. Instalada na fábrica da companhia em Guarulhos, na Grande São Paulo, a estrutura foi criada para oferecer treinamento em tecnologias avançadas de automação e, com o investimento, vai triplicar sua capacidade doa atuais 500 alunos anuais para 1,5 mil estudantes a partir de 2019.

"A manufatura está ficando cada vez mais digital. No Brasil precisamos desenvolver uma base de talentos com habilidades tradicionais de automação robótica, bem como a capacidade de trabalhar com tecnologias digitais avançadas e inteligência artificial", destacou Julio Roggero, head da divisão Robotics and Motion da companhia no Brasil, em comunicado.

O Centro de Treinamento atende a profissionais de diversas indústrias, incluindo a de papel e celulose, alimentos e bebidas e, principalmente, automotiva. Segundo a ABB, o empreendimento oferece cursos que combinam teoria e prática e vão desde os mais básicos, de introdução à robótica, até tecnologias digitais mais avançadas, como simulação virtual. Com o investimento serão oferecidos treinamentos em soluções de automação colaborativa em que humanos e robôs trabalham juntos. A fabricante aponta que este sistema eleva a flexibilidade das indústrias, facilitando a entrega da cada vez mais necessária customização em massa.

O aporte, segundo a ABB, vai financiar a reforma e expansão das instalações do centro, com a criação de um novo espaço para colaboração e networking entre os alunos. Além disso, permitirá a instalação de novos robôs e equipamentos.

INDÚSTRIA AUTOMOTIVA


O setor automotivo é o maior mercado local da ABB. A empresa calcula que o segmento seja o que mais demanda robôs no País, com participação de 70% no segmento. Segundo a companhia, há grande potencial para a expansão da automação industrial no Brasil. Dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic), apontam que menos de 5% dos negócios locais se enquadram no conceito de indústria 4.0.



Tags: ABB, Centro de Treinamento, robótica, tecnologia.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência